terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Como começar a Desenhar



Para quem não sabe eu desenho. Não, não sou uma artista excelente - nem de perto. Mas gosto. Meu pai também sabe e foi ele quem me ensinou, uma vez eu vi ele desenhando e perguntei como conseguia fazer aquilo (eu tinha uns nove anos, para mim era mais ou menos como mágica). E ele me respondeu a frase que eu nunca mais esqueci na hora de desenhar: "Desenhar é fácil, Ana. Basta seguir as linhas."

Essa frase me guiou durante toda a minha vida no desenho. E é esta frase que eu espero que vá guiar vocês também na hora de tentar aí com suas folhas de papel.

Meus primeiros desenhos eram péssimos - e os de vocês vão ser também. Mas com o tempo eu fui melhorando, até que deixei de lado. Em 2010 eu desenhei algumas coisas (e na época eu estava fissurada no mangá - hoje não vejo mais tanta graça, existem outros estilos que captam a minha atenção) e parei. Até que esse ano ao esbarrar com o meu antigo caderno de desenhos resolvi tentar de novo e levar a sério dessa vez. Passei alguns meses desenhando coisas que encontrava pela internet - às vezes copiando fotos e transformando-as em rabiscos. Já tinha completado um caderno e meio inteiros e uma pasta de folhas soltas quando minha avó viu "meus trabalhos" e foi ela quem ofereceu para pagar meu curso de desenho. 

Faz uns três meses que entrei no curso e fiquei bem impressionada, talvez depois eu faça um post tirando as dúvidas sobre como é o curso e o que se faz, como é a técnica e os professores, os materiais e esse tipo de coisa. Ainda estou no nível básico o que significa que estou aprendendo técnicas de sombreamento - que são muito, muito legais (embora meio chatinhas de fazer).

A razão de eu estar fazendo esse post é porque eu já vi tanta gente, mas tanta gente vendo meus desenhos (que nem são tão bons assim, sério sou uma completa amadora) e reclamando que gostariam de ser que nem eu. Pegar uma folha e rabiscar até surgir algo parecido. Bem, você pode fazer isso se quiser.

Eu falo isso para minhas amigas o tempo todo: "Desenhar não é difícil, basta seguir as linhas." Ahá, olha essa frase de novo aí. 

Então anota aí, o primeiro passo para desenhar, é copiar. Seguir as linhas. Escolha um desenho aleatório da internet - por favor tenha bom senso, não vá pegar desenhos de rostos de pessoas cheios de sombras e focos de luz se você não sabe nada sobre técnica. A melhor maneira de começar a desenhar é pegando desenhos simples, objetos por exemplo. É uma ótima maneira de começar. 

Ou até personagens de desenhos animados que não exigem muito trabalho como as meninas Super Poderosas ou Coragem, o cão covarde, Johnny Bravo ou Dexter. A escolha é sua. 

Se não se sente bem com esses desenhos ou acha que são muito difíceis para um iniciante dos iniciantes, então pegue objetos pequenos que não exijam muito esforço na hora de desenhar. Bolas, guarda-chuvas, óculos de sol, flores dentro de um vaso, televisão, rádio, frascos de perfume...

Isso tudo pode parecer meio bobinho, mas é assim mesmo no começo. 

Existem sites ótimos, onde você pode encontrar desenhos diversos - dos mais simples aos mais difíceis como o deviantart.com e society6.com

Além disso nas tags drawing do weheartit.comtumblr.com e do pinterest.com dá para encontrar umas inspirações bem bacanas.

Para não mencionar alguns tumblrs dedicados apenas à isso como o only-drawings.tumblr.comfuck-drawings.tumblr.comg-r-a-f-i-c-o-s.tumblr.com e o cutedrawings.tumblr.com.

Com tantos sites dedicados à arte de desenhar fica difícil não arranjar motivação para começar não é mesmo?

Quando eu explico tudo isso, ainda assim as pessoas dizem: "ah, mas eu quero criar, não quero ficar copiando. Assim não tem graça."  Concordo. Não tem graça mesmo, o legal é criar. 

Mas veja bem, você ainda está no seu primeiro passo como desenhista, como quer sair criando coisas por aí sem mais nem menos? Não rola! Nem eu cheguei nessa fase ainda e eu desenho desde criança (eu disse que era amadora). 

Minha professora de desenho disse que desenhar da própria cabeça é a parte mais difícil pro desenhista. Por isso vamos nos ater ao primeiro passo que é copiar.

E estou falando isso porque é muito importante que você copie de início, é preciso fazer para se acostumar com as linhas e as proporções. E copiar pode ser muito divertido, acredite em mim. A satisfação quando você vê que seu desenho ficou quase tão perfeito que o original é simplesmente indescritível  - quase porque nada nunca se compara ao original, haha.

O segundo passo para desenhar bem é aprender um pouco de técnica. Ok, talvez você não queira ser um desenhista profissional então técnica não vai importar muito certo? Errado. Vai chegar uma hora que você só vai querer melhorar e para isso vai precisar aprender. Afinal, não tem muita graça ficar estagnado no mesmo lugar por muito tempo. Então como aprender técnicas sem ter que entrar para um curso, por exemplo?

Para começar, faça da Internet a sua aliada. Procure por tutoriais no Google e estudos de outras pessoas (estudos de desenho é quando você faz a mesma "coisa" mais de uma vez e em diferentes posições, é um tipo de treino, há, por exemplo, estudos de mãos, de pés, etc...) e tente refazê-los. 

Procure sites que falem sobre o assunto ou blogs e baixe apostilas que ensinem coisas inéditas. Ou compre livros de desenho, quanto mais você se informar, mais técnica você saberá sobre o assunto e melhor os seus desenhos vão ficar.

Eu sugiro que comecem com livros para amadores mesmo como Desenho para Leigos ou um clássico: Acessando o hemisfério direito do cérebro, que não só te dá dicas do desenho, mas como acessar a sua parte mais criativa num geral.

Tenha contato com outros desenhistas, poder conversar com outros profissionais da área vai te dar mais experiência. Eles poderão te ajudar aonde estiver tendo problemas e vice versa, poderão ainda trocar dicas e ideias. E um inspirar o outro. É ótimo ter alguém que compreende o seu trabalho por perto e que poderá te dar dicas realmente construtivas.

Para começar a conhecer gente nova que tem interesse por desenhos, procure por grupos no Facebook. Eu participo de dois o Bora Desenhar? e o Escola de Pintura Digital - Amadores e Profissionais (mas esse é mais para pintar os desenhos no Photoshop, o primeiro é mais focado no ato de desenhar mesmo). Além disso vá a eventos que tratem do assunto, você aprende um pouco mais e ainda conhece gente legal.

Invista num bom material de desenho. Não que seja absolutamente necessário ter um arsenal de pintura e materiais diversos, mas ter algumas coisas próprias para isso é sempre bom. Como este post é para amadores e pessoas que estão realmente começando a desenhar então eu diria que é bom investir em algumas coisas, como:

- Lápis de escalas diferentes, para um iniciante um 2B, um 4B e um 6B bastam. Mas para quem busca um arsenal mais completo ou ainda saber qual o melhor tipo de lápis para você: aqui nesse site explica tudo direitinho.

- Um apontador.

- Uma borracha que não seja nem tão mole, nem tão dura. Pelo menos essas são as que eu prefiro, mas isso varia de desenhista para desenhista. Gosto desse estilo de borracha porque elas me dão firmeza o suficiente na hora de segurá-las e não estragam o papel, ou seja são macias. 

- Um esfuminho nível 1 (para um iniciante, basta). Mas existem outros níveis que servem para diferentes coisas: aqui nesse site explica.

- Uma Caneta Técnica Preta - o número é de sua escolha, depende de como você quer deixar as suas linhas na hora de passar do lápis para a caneta preta, a que eu uso é 0.5 e é da marca AIHAO. Gosto muito dela e o preço dela varia de R$4,00 a R$7,00.

- Canetas do tipo Marcador (ou Pilot) - Essas são as indicadas para pintar ou cobrir linhas que exigem uma espessura maior. Suas pontas também variam e vai da escolha de cada um: a que eu uso é de 2.0 mm e vem escrito Office Pen Hidrográfica PR. Também gosto muito dela. 

Agora para quem quer colorir, basta começar com algo simples e depois ir investindo mais coisas: sugiro que compre um estojo de doze lápis de cor e giz de cera da faber castell. Comece pintando com cores mais básicas e depois vá aumentando as suas opções e quem sabe mais tarde, não tente se aventurar em algo diferente como a aquarela?

Quanto ao papel a ser usado:

Os profissionais costumam usar blocos de papel Canson, são realmente os mais procurados. Porém para iniciantes não vale muito à pena já que esse tipo não foi feito para você desenhar algo e se errar descartar logo de cara - algo que acontece muito quando se está começando. Então compre uma pasta e um bloco de papel ofício e comece por aí.

Ou melhor ainda, tenha seu próprio caderno de desenhos. Eu já tenho um completo, como disse ali em cima. To no finalzinho do outro e ainda tenho um caderninho que carrego para tudo quanto é lugar onde escrevo, desenho e basicamente faço qualquer coisa nele.

É bom também trabalhar com vários tamanhos de papel, isso te dá uma noção maior de proporção. Então se puder trabalhe em papel ofício, mas também use caderninhos pequenos, agendas, cartolinas... 

E por último, para finalizar, algumas dicas antes de começar a desenhar:

Primeiro, quando você está começando sua mão não está acostumada com as linhas mais básicas, então eu sugiro que você faça alguns exercícios de aquecimento primeiro, até para deixá-las mais preparadas na hora de rabiscar.

Pegue uma folha em branco e brinque com as formas mais básicas de tudo. Linhas verticais, horizontais e inclinadas. Círculos e quadrados. A ideia aqui é que você cubra a folha inteira com isso e que faça uma folha para cada coisa. Uma folha para as linhas verticais, uma para as horizontais, uma para as laterais, uma para os círculos e uma para os quadrados. 

Não se preocupe se as linhas não saírem retas, de início, não vão mesmo. Esse é um exercício justamente para fazê-lo se acostumar com isso e acertar mais na hora de desenhar. 

Outra coisa que é sempre bom ter em mente, sempre tenha uma folha à parte onde você possa testar o seu material. Antes de fazer qual coisa dê uns rabiscos nessa folha para ter certeza de que o grafite está do seu agrado ou que a ponta está boa. Em caso de lápis de cor, mesma coisa. Teste para ver se é mesmo aquela cor que você quer, observe a textura do material também, veja se lhe agrada. Ter uma folha de testes é bem importante e te previne de errar por bobeira. 

Espero que esse post inspire vocês a desenhar um pouco mais. 

Comente com o Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário