Volta às aulas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sim, estou sumida.

Sim, voltei.

Bem, mais ou menos.

Mais pra menos do que pra mais.

Primeiro deixa eu pedir umas desculpas básicas. Eu desapareci da face da Terra por quase um mês inteiro e sinto muito por isso. Meu último post foi no dia 19 de Janeiro e eu não vim aqui desde então. A verdade é que final de férias e início de aulas é sinônimo de "estou ocupada" no meu vocabulário. E na segunda passada (dia 3/02) eu voltei pra escola. 

Pro meu último ano, pra ser sincera.

Já deu pra sacar aonde isso vai dar não é?

Eu ainda estou no início do meu terceiro ano e vou te contar: to morrendo de medo. Estou com uma quantidade absurda de matéria e em apenas duas semanas. Não quero te assustar, não. Estou sedo apenas muito direta. Então se você está naquela "ai meu deus, terceiro ano vou ter que estudar muito". Você tá certa. Vai mesmo.

E não é fácil. É tudo, menos fácil. Deve fazer uma semana hoje que não fico no computador, assim por diversão. Quando entro é pra saber mais sobre os liberalismos da vida ou alguma fórmula infernal de física que até hoje não tive a capacidade de decorar.

Minha rotina agora é chegar em casa no final da tarde, tomar banho, estudar, estudar e estudar e então dormir. Todo dia. Nas poucas horas de diversão que me restam no fim de semana (e, acredite, são bem poucas mesmo) aproveito pra sair - o que não me deixa com muito espaço na agenda pra vir escrever e dar um oi aqui no blog. Mas eu prometo que sempre que puder eu tento. 

Agora um pouco de boa notícia: se você é o tipo de pessoa que odeia estudar (que nem eu), vai gostar de saber que isso muda no terceiro ano. Eu sei que estou apenas na segunda semana, mas a pressão é enorme. E não to falando dos meus pais, não. Estou falando da minha cabeça. Todo dia eu penso: "preciso passar", "preciso estudar", "preciso aprender". É quase um mantra já. 

E até que não é tão ruim. As aulas estão bem divertidas e no meu colégio, os professores são realmente muito bons. Acho que a única dica que eu posso deixar pra esse início de ano é aproveitar esse início de ano. Começa a estudar desde agora, se você tá no terceiro ano como eu, sabe que esse não é um ano qualquer. E se você não está, não ignora as aulas não. Acredite vai te fazer muita falta. 

Eu sei, eu sei. Todo mundo fala isso, mas é que você não vê a sabedoria dessas palavras até adquirir a sabedoria necessária para entender essa sabedoria... entendeu?

Eu já viajei legal aqui. Acho melhor eu voltar a estudar.

Só queria deixar claro que ainda estava viva (bem cansada, mas viva).

Comente com o Facebook!

2 comentários:

  1. Terceiro ano é o pior mesmo, tem mais coisa para fazer do que na faculdade. O ensino médio já é chato, e o terceiro ano é pior, em parte devido à pressão do vestibular, em parte devido à grande carga de estudos. Uma dica é não exigir demais de si mesma no começo, pois pode acontecer depois de desanimar e parar de estudar. É mais importante estudar com frequência, porém menos horas por dia, do que se obrigar a estudar horas e horas seguidas, ficar cansada e desandar nos estudos depois de alguns meses. Também é importante ter em mente que muito do que é ensinado no colégio não será cobrado. Preocupe-se em aprofundar os "assuntos difíceis" apenas das matérias que serão cobradas em sua prova específica. Das demais matérias, é suficiente saber o básico (é o que será cobrado nas provas gerais). Por exemplo, se no curso que você escolheu sua prova específica é de biologia, deve estudar a fundo todos os detalhes da biologia (que são ensinados no colégio), mas não precisa se preocupar com os assuntos mais específicos de matemática, por exemplo (eu não sabia nada de geometria analítica quando fui prestar vestibular, e na prova geral cobraram somente o mais básico da matemática). Isso foi uma coisa que eu descobri apenas ao fazer a prova, e que se eu soubesse antes teria aliviado muito minha carga de estudos e a pressão.
    Ademais, é preciso estar confiante no dia da prova. Não se preocupe com aquilo que você não estudou ou não sabe muito bem. Tenha em mente aquilo que você sabe e foque em acertar as questões fáceis e aquelas cujo o assunto você domina; é muito importante garantir estas, para depois tentar as demais.
    Espero que minhas dicas a ajudem, e boa sorte nesta grande etapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito obrigada. Pra você ver notei que tinha comentário há dois dias, mas só hoje tive a chance de vir ver de verdade. Ajudou sim, muito obrigada <3

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana