terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Dicas de como começar um Blog



Hoje em dia o Blog dominou o mundo virtual. É muito comum ver meninas e meninos com vontade de querer criar, mas ao mesmo tempo inseguros, pois não tem a mínima ideia de como fazer. Muito mais do que um mero espaço pessoal, o Blog hoje em dia virou um meio de ganhar dinheiro e isso trouxe muita notoriedade à rede social. 

Visando o profissionalismo ou não existem algumas coisas que é preciso saber para se criar um blog e ter as views esperadas. No post de hoje vou dar dicas de como começar um Blog. Ao meu ver essas são coisas necessárias a qualquer um que queira começar qualquer coisa, porém fica ao seu critério se irá querer seguir ou não.

1. Escreva Bem

Não adianta! Para querer ter um blog não basta apenas ter um bom conteúdo, é preciso saber traduzir esse conteúdo em palavras e de preferência que as palavras estejam sendo usadas da forma correta. Não é que você não possa errar nem mesmo uma vírgula nunca, mas que seu texto esteja organizado e com poucos erros de português. Pense em cada post como sendo uma redação - ao final você prefere vê-la com várias marcas vermelhas ou poucas? É a mesma coisa. Empenhe-se no que está escrevendo e verá retorno. Não precisa querer imitar autores famosos e nem mesmo usar uma linguagem muito rebuscada, apenas tente ser você mesma. Escreva como você fala, é só não exagerar nas gírias. Se o seu forte não é a gramática, então o bom é começar a treinar desde já. Não só para o Blog, mas também para a vida. Já pensou se você manda um aviso para o seu futuro chefe cheio de "s" no lugar errado? 



2. Invista no Blog (e em si mesma)

Essa dica é aberta a interpretações. Em vários posts que vejo por aí investir está quase sempre atrelado a desembolsar grana. Nessa dica eu vou mostrar que não é bem assim. Quando você pensa em um bom blog uma das primeiras coisas que provavelmente devem passar pela sua cabeça é um layout bacana certo? Há três jeitos de conseguir layouts: o primeiro é comprando - em outras palavras, contratando um bom designer para criar um para você. O segundo é procurando layouts de graça pela internet - e isso é muito comum, especialmente para quem está apenas começando nesse meio. E o terceiro é criando você mesma. Quando eu disse investir em si mesma ali em cima, quis dizer justamente isso - aprender a usar o HTML e um pouco de programação vai te ajudar na hora de editar layouts prontos ou criar os seus próprios layouts. Eu sei o básico do HTML e não é difícil, pretendo tentar aprender a criar layouts em breve. Na internet é cheio de tutoriais para quem está interessado em começar - e isso é bom porque você aprende coisas novas. Além do HTML, é bom aprender um pouco de Fotografia. Ter fotos próprias chama a atenção e dá uma nova roupagem para o seu blog. E não é necessário ter uma câmera hiper mega boa no início não, pode ser aquelas pequenas digitais mesmo. Muitos dos meus looks do dia foram fotografados com a câmera do celular. Foi apenas recentemente que comecei a usar mais a minha câmera. Se tirar fotos não for possível, sem problemas, gaste algum do seu tempo procurando fotos que tenham a ver com o assunto. Salve várias e no final as organize do melhor jeito - tenha em mente também que não é preciso usar todas as fotos que salvar. Você também irá notar que muito de ter um blog é colocar um pouco de originalidade em tudo, por exemplo, o banner do meu layout eu que fiz no Photoshop. Aprender a mexer com programas de edição vai te ajudar bastante na hora da divulgação do seu trabalho e também na hora de deixar uma marca mais pessoal no seu blog. Há tutoriais por toda a internet sobre como baixar de graça, além de como aprender a usar e etc. Outros jeitos de investir no Blog é comprando um domínio, entrando para o AdSense do Google e procurando parceiras - mas é claro que essas coisas, sim, vão exigir dinheiro. Mas também não são coisas para se preocupar num primeiro momento, com o passar do tempo isso tudo começa a vir "naturalmente".



3. Organize-se

Eu mesma levei tempo para levar essa dica a sério. No início é tudo muito brincadeira, mas depois que você vai se envolvendo com a escrita e vai criando aquele laço emocional com o Blog você começa a querer criar tempo para ele e não apenas visitá-lo quando "lhe der vontade". Para isso é bom ter um caderno de anotações. Eu separei meu caderno em três partes: a primeira onde anoto as ideias para meus futuros posts, a segunda onde anoto as observações de determinados posts (por exemplo, se tiver produtos - anoto preços, nome da empresa, onde comprar, etc) e a terceira parte para lembretes e datas importantes. Além disso no final deixo anotado um cronograma - sempre deixo na última página - que claro, pode mudar de tempos em tempos. Leve o caderno sempre com você para anotar sempre que tiver uma ideia, ou para o caso de surgir algum compromisso. Tente reservar um dia da semana, pelo menos, para que você escreva os seus posts - ainda que não vá postá-los exatamente naquele dia. Durante os outros dias em que não estiver escrevendo, você pode pesquisar sobre o assunto, fotografar e buscar inspirações. Tenha em mãos duas coisas na hora de organizar seu caderno - marcador de páginas e pelo menos duas canetas (de cores diferentes). Eles vão ser seus aliados na hora de marcar ou grifar algo importante. Pode parecer besteira, mas canetas coloridas chamam a atenção e por isso não fazem você se esquecer tão facilmente.



4. Escreva sobre aquilo que você sabe

Não adianta você querer falar de livros, se não gosta de ler. Não adianta querer falar de maquiagem, se não sabe nem passar um batom. Atenha-se aquilo que você gosta e realmente sabe fazer. Gosta de Moda? Ótimo, fale sobre isso. Gosta de Cinema? Esteja sempre atento às estreias e dê dicas de filmes. Gosta de dar conselhos? Crie posts sobre o que conversa com suas amigas e o que diz para elas. Fica muito mais fácil de escrever quando se está segura daquilo que você está redigindo. É importante dizer também que falar sobre o que gosta não significa nunca comentar sobre o que não sabe ou o que está aprendendo - só não tente fazer seu blog girar em torno disso. Uma menina que escreve sobre moda não necessariamente vai querer falar disso pelo resto da vida. Haverão momentos que ela, vai sim, mudar de assunto. Mesmo que o foco dela seja, bem, moda. Compartilhe experiências também, as pessoas vão querer saber o que você tem a dizer. 

Uma dica opcional: Quando fizer seus posts tente sempre se lembrar de duas coisas. A primeira é do seu público-alvo. Tenta sempre escrever visando quem está lendo. Quando eu escrevo penso em mim mesma - no que eu gostaria de ler no post que estou redigindo, se aquilo seria útil pra mim... Caso ainda não saiba muito bem o seu público, mande seu texto para algumas amigas e amigos e pergunte o que eles acham. Faça o mesmo com seus pais e avós e observe as diferentes reações às suas palavras. E a segunda é da cultura em que você está inserida. Por exemplo, eu moro no Brasil - mais especificamente, no Rio de Janeiro - isso não significa que sou obrigada a falar de Carnaval, mas eu posso criar um post com os melhores pontos turísticos da minha cidade. As pessoas que leem seu blog estarão procurando por coisas familiares e quando se fala "de casa" desperta o interesse e a curiosidade dos leitores. Mas é claro que isso não significa que você não pode escrever sobre outros países, ou mesmo outras cidades. 

5. Divulgue Muito (Do Jeito Certo)

Essa vai ser a dica mais importante do post - se o seu foco for querer ser muito visualizado. A Divulgação é o passo mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo. Se feita do jeito certo, pode ser muito gratificante. Porém, uma coisa que tenho notado é que muita gente não sabe divulgar. Nesse momento as redes sociais serão as suas grandes aliadas. O primeiro passo é colocar o seu blog em outros meios (página no facebook, conta no instagram, no pinterest e no google+). E o segundo passo é participar de grupos que tenham os mesmos interesses que você (grupos no facebook sobre blogs, divulgação, moda, cinema, literatura - o mesmo vale para as comunidades no google+). O segundo passo é manter todas as contas sempre atualizadas. E o terceiro e último é a famosa divulgação. Como se faz a divulgação? Não basta você ir no tal grupo e simplesmente jogar o link lá. Conte um pouco sobre você (se for o primeiro post no grupo) e sobre a matéria que você fez. Desperte o interesse das pessoas usando poucas palavras, não é preciso fazer um texto enorme de 30 linhas. Estamos na era da internet - menos é mais. Não adianta também divulgar em APENAS um grupo, vá em quantos achar necessário. Além disso se torne conhecido. Participe das conversas e debates que surgirem, comente no post das outras pessoas - claro, naqueles em que você se interessar, não vá mendigar likes/seguidores/comentários. Ninguém gosta disso. E para finalizar crie um e-mail para o seu blog, assim você aproxima o contato entre leitor-blogueiro. 

Enfim gente, é isso. Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas e ter dado a coragem necessária para se aventurar nesse mundo novo. Me vejo na necessidade de comentar que desde que comecei a minha escrita melhorou muito e eu aprendi muitas coisas novas - apenas pesquisando. 

Agora vou tomar um tempinho para dar uma notícia super rápida: Como vocês já devem ter notado na sidebar ao lado, estou participando de um projeto chamado Blogagem Coletiva. Amanhã eu e todas essas blogueiras aí do lado estaremos falando sobre um único tema - que eu irei revelar amanhã, no dia 25 de fevereiro. Então não percam, amanhã post novo e especial no Blog. 

E só para recapitular tudo o que eu disse hoje:



Até amanhã <3


Comente com o Facebook!

9 comentários:

  1. Olá !
    Muito bom suas dicas....são ótimas !
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo <3 Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  2. nem fala sobre quem mendiga visita com spam no blog das pessoas, fico pensando no trabalho que as blogueiras tem pra pesquisar e montar todo seu post e ele não se valorizado. A melhor forma de divulgação é aquela natural, que a pessoa não precisa ser chata...
    Adoro seus posts, são muito bem escritos.

    Grande beijo

    http://blogdakeeka.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poissss é. Super desvaloriza o trabalho da blogueira quando chega uma alma e comenta: "me segue que eu te sigo de volta" nas primeiras vezes você ainda tenta ser educada, mas depois... e a paciência, cadê?

      Excluir
  3. Post mto bom,tbm vamos fazer diquinhas como essa no nosso blog


    Se puder,visite nosso canal e blog SOMOS GEMEAShttp://belezamultiplicada.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/c/belezamultiplicada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, ah espero que minhas dicas tenham servido de inspiração então haha. <3

      Excluir
  4. Essas dicas são ótimas, ainda mais pra mim que tou começando haha
    http://magneticdaisies.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada sua fofa <3 espero que dê tudo certo pra você <3

      Excluir