Dia a Dia: Faculdade de Moda

sábado, 23 de maio de 2015

Há alguns meses eu andei coletando dúvidas na internet sobre o curso Design de Moda. Queria ver o que as pessoas achavam do curso, se tinha interesse, o que queriam saber e etc. A verdade é que vinha empurrando esse post pra depois porque queria esperar o final do primeiro período de faculdade, mas uma mudança nos planos me fez vir aqui escrever sobre isso.

Pra ser sincera, o Curso de Design de Moda no Rio só está disponível nas faculdades particulares - ou seja, naquelas que tem que pagar; nenhum das públicas oferece - e o meu problema é que minha família começou a passar por problemas financeiros bem sérios e o dinheiro que ia para a faculdade (que não era barata) teve que se reverter para que a gente pudesse pagar as contas, comida e etc. Resultado: fui forçada a trancar a matrícula. Mas tudo bem... A gente segue com a vida, tive uns meses pra me acostumar com a ideia e agora é cabeça erguida. 

Consegui uma vaga para cursar Design na UFRJ no segundo semestre e pelo menos ainda vou trabalhar com algo que me interessa, o que é uma boa notícia. Mas no final não queria jogar a experiência no lixo e muito das perguntas que me fizeram eu já tenho certa base para responder - até porque no Senai tive a oportunidade de trocar ideias com vários professores, palestrantes e o coordenador do curso (que é um amor de pessoa). O post de hoje vai ser uma série de perguntas e respostas que fui recebendo, mas pensei em fazer um segundo post sobre isso mostrando os meus livros da faculdade e o material utilizado. Assim quem quiser ter uma ideia do que é estudado antes pode comprar os livros e dar uma olhada, ou procurar na internet sobre.

  • Por que você escolheu este curso? O que te motivou?
Eu sou uma pessoa complicada. Eu nunca gostei muito das matérias do colégio. Na verdade não é nem isso, não é que eu não gostava: eu adoro história, geografia e até matemática, mas não me via trabalhando com nada disso. Eu sempre gostei muito de escrever, desenhar e descobrir coisas novas. Tudo que se relacionava ao artístico ou ao uso da criatividade de alguma forma me atraia (edição, fotografia, teatro...) e ao longo da minha vida fui considerando várias opções de curso; mudei bastante de ideia (o que significa que tudo bem não saber ainda o que se quer). Cogitei fazer jornalismo, letras, cinema, artes cênicas e design. No entanto, o Design que eu queria era moda porque sempre fui apaixonada por isso. Sempre gostei de combinar tecidos, cores e texturas e passava muito tempo da minha vida pensando nisso. Já gostava de desenhar, o que era um pró, que me empurrava nessa direção e ao final do terceiro ano acabei me decidindo por isso mesmo. E acho que foi tudo isso somado que acabou me motivando.

  • Você se inspirou em alguém na hora da escolha?
Não diretamente. Acho que, talvez, tenha me inspirado  nos profissionais da área. Lembro de acompanhar muito os desfiles, entrevistas, programas de moda e pensar: é isso que eu quero pra mim. Mas ninguém que eu conheço fazia parte desse mundo ou sequer conhecia o curso direito. 

  • Quais são as matérias do curso e qual a sua favorita?
Vou me basear nas matérias do primeiro período. Assim que você entra no curso (no caso no Senai, a grade muda de uma faculdade pra outra) você recebe uma grade fechada com nove matérias. E no primeiro período temos mais matérias teóricas que práticas (embora muitos professores tentem ensinar de um jeito mais dinâmico), mas o nosso coordenador disse que ao longo do curso isso se inverte. No primeiro período são três matérias práticas (Draping - modelagem, Desenho e Fundamentos da cor - que é parte teórica e parte prática) e seis teóricas (Fundamentos do Design - história de como começou o design, Indumentária I - história da roupa, Psicossociologia da Moda, História da Arte I, Metodologia Visual - estudo da visão e Comunicação Oral e Escrita - redação). Eu gostava de todas as aulas. A que eu tinha mais dificuldade era Draping e as que eu mais gostava era Psicossociologia da Moda, Fundamentos do Design e Desenho. 



Croqui que eu desenhei em um dia de bobeira


  • Como é o mercado de trabalho?
Não tive experiência com o trabalho em si, mas a partir de palestras, alunos mais avançados e do nosso próprio coordenador posso passar uma ideia do que eles disseram. O mercado de trabalho é exigente. Diferente da maior parte dos estágios (de outros cursos) em moda a quantidade de serviço vai se acumulando, você tem que estar disposto a fazer várias coisas e tudo muito rápido, por isso quase sempre exigem experiência. Um dos motivos do porque é tão difícil de se inserir, não vou mentir. Então é bem complicado, você precisa ter jogo de cintura e saber fazer contatos, pois isso é o que vai fazer a verdadeira diferença, então aproveita enquanto não estiver trabalhando pra ir em eventos, para conversar com os professores e profissionais da área e etc, porque no final isso vai pesar pro seu lado.

  • Como tem lidado com esse curso?
É muito trabalho, muita matéria para estudar, muitos capítulos/textos para ler e em pouco tempo, aliás como é em qualquer faculdade. Alguns trabalhos são mais divertidos (embora trabalhosos), outros você tem que quebrar a cabeça. Muito do curso é organização, especialmente na hora dos trabalhos, você precisa fazer algo bem feito, precisa estudar. Para alguns é preciso fazer com antecedência e é importante não deixar as aulas práticas de lado. Não pense que só porque é Desenho, não precisa estudar. Não. Você vai sim, ter que tirar dias para treinar desenhos, treinar silhueta, treinar partes do corpo, treinar objetos, treinar observação e etc. O mesmo pros trabalhos com tintas. E as leituras são leituras certo? Você vai ter que ler capítulos, textos e saber adaptá-los na hora da prova e/ou trabalhos do seu jeito. Não entre achando que é fácil, porque não é.

  • Com o que é possível trabalhar depois?
O mercado de moda é amplo. Você pode trabalhar com costura ou modelagem (que são diferentes entre si), como você também pode trabalhar com a parte criativa e criar os croquis (desenhos) e estabelecer os tecidos e as paletas de cores. Ou você pode trabalhar com produção (editoriais de revista é um exemplo), fotografia de moda ou jornalismo de moda. 

  • Ana, eu quero fazer jornalismo de moda, qual faculdade eu devo cursar? Jornalismo ou Moda?
Eu penso que pra quem quer jornalismo de moda, já tem um foco muito claro. Quer trabalhar com a escrita, com o jornalismo em si (só que focado em moda, certo?). No curso de Moda você vai passar por matérias que tem a ver com tudo, você vai ver um pouco de fotografia, um pouco de costura, um pouco da história - ou seja é uma faculdade que te prepara para tudo dentro das possibilidades de emprego do curso. Para quem já quer uma coisa muito focada na escrita (no caso do jornalismo) eu sugiro que faça a faculdade de jornalismo e se especialize em moda. Pois assim você vai se preparar melhor na hora de escrever os seus artigos. Admito que muitas matérias dento do curso de Moda não vão atender tanto as suas expectativas na hora de trabalhar. Até porque pra jornalismo de moda você não precisa saber modelar ou desenhar, por exemplo. Coisa que outros trabalhos exigem.

  • O que vocês fazem nas aulas?
Nas aulas teóricas é como qualquer aula normal. Você senta na sala e ouve o professor explicar sobre determinado assunto, às vezes usando os slides, às vezes anotando no quadro e etc. Nas aulas práticas, cada uma é diferente da outra. Temos uma sala própria pra cada uma e as turmas são divididas em duas. Em Draping você aprende modelagem tridimensional, você vai usar o manequim e tecidos e vai modelar as roupas no manequim, aprendendo a fazer o formato e etc. Em Fundamentos da Cor, meu professor alterna entre uma aula teórica e uma aula prática. Nas aulas teóricas ele explica a matéria e nas práticas a gente vai fazer o que aprendemos na teoria: tem muito uso de tinta, lápis de cor, giz pastel e colagens (recortes de revista e etc). Nessa aula você vai aprender os diferentes pigmentos da tinta, você aprender a iludir a partir do material usado(por exemplo, fazer uma cor parecer duas e etc), você vai estudar a harmonia das cores e etc. E em Desenho, obviamente, você vai aprender a Desenhar. Ele vai te dar um exercício, no geral, você vai precisar copiar um objeto que vai estar no meio da sala - e aí você vai precisar saber organizar a partir do seu ponto de vista.

  • Precisa ter alguma habilidade básica como saber desenhar ou costurar?
Não, não é preciso. Claro, que quanto mais você souber melhor vai ser pra você, pois algumas aulas realmente será mais fácil. Tinha gente na minha turma de desenho que não sabia nada de desenho e gente que já desenhava há algum tempo (como eu, por exemplo) e todo mundo foi capaz de ir desenhando e aprendendo, claro que alguns precisaram de mais prática e treino. Mas isso é normal em todo lugar: até no colégio, alguns sabem bem matemática, outros não. É a mesma coisa. O mesmo ocorre com Draping, quem já sabe costurar, pode não saber a modelagem tridimensional, mas vai ter certa facilidade na hora de aprender do que quem nunca mexeu com isso. Mas quem nunca mexeu também vai conseguir modelar e aprender. Então, não é preciso, mas se você puder fazer um curso à parte: melhor. Se não, vai aprendendo ao longo da faculdade porque dá também. Algumas faculdades não oferecem matéria com corte e costura, outras oferecem, aí vai depender da sua grade de aula se você tiver que aprender dentro ou fora dela.

  • Quanto tempo dura?
São sete períodos de curso o que dá uma média de três anos e meio à quatro anos de curso (baseando-se no Senai).


Potes de tinta da Tallens, cada pote custa em torno R$12,00.


  • Vale a pena? "Ana, eu faço direito, será que vale a pena trocar por Moda?"
Aqui no Brasil é muito difícil você encontrar faculdades públicas que ofereçam definitivamente todos os cursos disponíveis no mercado (a Usp oferece moda, já a Ufrj não). E não tem uma procura muito grande pra cursos artísticos, em parte porque não há tanta divulgação: o foco acaba mesmo pesando pra direito, engenharia e medicina. E porque ainda tem certo preconceito em relação aos cursos relacionados às artes. Qual a dificuldade que o aluno que quer moda vai encontrar? Se você morar no Rio, por exemplo, só tem em faculdade particular e as mensalidade não são baratas. Eu não vou mentir, é um curso muito caro. Além da mensalidade ser cara, os materiais também são. Não só os livros (que aí você escolhe se quer ou não comprar) como os materiais pras matérias práticas. Material de Desenho (de qualidade) é muito caro. Meus potes de tinta são da marca Tallens, são pequenininhos e custam uma média de R$12,00 por potinho. Ou seja, você vai sim, gastar muito dinheiro. Fora o material de apoio, quanto mais você ler sobre o assunto, melhor. E livro de moda não é barato. Eu tenho um livro sobre a história da moda que nem é tão grande e custou R$89,90. Se ele tiver 250 páginas é muito. Então na hora de decidir, leve sim em consideração o dinheiro, porque não é pouco. Agora se você quer saber se deve ou não deixar alguma faculdade por Moda, você precisa pensar se, primeiro: a faculdade que você está cursando é realmente o que você quer, segundo: se a resposta foi não, se moda é o que você quer (porque como eu já disse, não é um curso fácil) e, finalmente, terceiro: se vai valer a pena considerando todas as dificuldades do curso. Mas o que eu digo sempre é: se você puder, faça aquilo que gosta. Eu deixo Moda, mas vou cursar Design que é algo que eu gosto também. Fazer algo por fazer, ou por dinheiro ou para agradar alguém não vai dar certo.

  • Cursos online de Moda são uteis ou não serve pra nada?
Eu nunca fiz nenhum curso online de moda, mas o que eu sugiro você fazer: primeiro pesquise sobre a instituição que oferece esse curso online, veja se ele tem as qualificações necessárias para tal (se você vai receber diploma, por exemplo) e converse com pessoas que fizeram para saber como era. O Senai (que foi a faculdade que eu fiz) oferece cursos à distância também e muita gente que fez diz que é bom; eu até tive uma palestra sobre isso e no do Senai você tinha por exemplo, aula toda semana e cada professor passava dever de casa, então às vezes você tinha que ler tantos capítulos para a semana seguinte. É bem puxado, é tratado tão sério quanto o curso presencial.

  • Qual a diferença entre Design de Moda e Moda?
As diferenças de cada curso para cada faculdade vai depender da faculdade em si e qual o foco que elas pretendem dar para o seu curso. O Senai chama de Design de Moda porque ele se preocupa muito com o desenvolvimento da parte criativa, o processo desde o início até o produto final e etc. O Design é algo relativamente novo, então ele sugere toda a preocupação com a estética, a parte de fora, que a gente vê e o Senai pensa muito nisso focado na Moda, claro. No curso de Moda eu acredito, que se preocupe mais com a Moda e não tanto com o Design, mas isso vai variar de curso pra curso. E o importante é você entender que a essência não muda: é como quando você diz curso de mídias de tv, radialismo e cinema. É o mesmo curso com enfoques diferentes, priorizando certos aspectos e etc. 

  • Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para quem está começando?
O primeiro dia de aula foi o primeiro dia normal. Cada um se apresentando, cada professor falando um pouco sobre a sua matéria e as expectativas ao longo do período. E na realidade, isso se estende ao longo da semana: porque na faculdade você vai ter dia que vai ter uma matéria apenas, outro que vai ter três e assim vai. A minha dica é preste atenção desde o início, procure sempre praticar tudo o que você aprender e não tenha medo de fazer perguntas ou de conhecer as pessoas. Muita gente acha que quem faz moda é metido ou fútil e não tem nada disso. Conheci meninas incríveis durante esse meu tempo por lá e admiro todas elas.



Foto que tirei da revista Marie Claire, porque achei o editorial tudo a ver com a ideia do Design.


  • Como foi a sua experiência?
Foi bem diferente da do colégio. O nível de maturidade é maior, o que não significa que você não vai encontrar gente imatura ou que ainda acha que está no ensino médio, isso tem em qualquer lugar (e no primeiro período é compreensível, pois muita gente acabou realmente de sair do colégio). Os métodos de cada professor são muito diferentes entre si, cada professor tem o seu jeito e o seu estilo de aplicar prova. Eu tive professor que abria a prova uma aula antes e debatia as questões com a gente, mas suas perguntas exigiam respostas completas e bem preparadas. As provas das aulas práticas são uma experiência totalmente nova, pois a avaliação é dada no dia e ao longo do período. Meu professor mandava um desenho no dia da prova (o qual ele não ajudava ninguém) e pedia para entregar todos os desenhos que você tinha feito em sala (e até mesmo, se tivesse, os treinos feitos em casa) e aí sua nota ia partir da sua "evolução" ao longo do período. Como eu disse também, os horários são loucos: tinha dia que minhas aulas começavam às 7:20 e tinha dia que começava 10:00. Tem dia que eu saia 12:00, outro saia 11:20 e na sexta só tinha três tempos de uma aula e era liberada às 10:00. Mas no geral foi bem libertador, poder estudar definitivamente apenas matérias que iriam ter alguma coisa a ver com o meu futuro, de um jeito ou de outro e que eu gostava. Os professores eram muito bons, sempre buscando facilitar o nosso entendimento, trazendo material novo pra gente ver, ajudando e etc. E também, como eu já disse, as meninas que conheci foram maravilhosas. Foi muito bom poder dividir esses últimos meses na mesma sala com elas, dividir os intervalos nas cafeterias e todas foram muito simpáticas e foi realmente muito bom poder lidar com gente nova. 


Por fim, a faculdade de moda é trabalhosa, mas se feita direito pode ser muito legal também.

E é isso galera, espero que tenham gostado e que todas as dúvidas tenham sido tiradas com sucesso, haha. Ainda vou voltar a falar sobre isso para mostrar os livros que eu comprei para a faculdade e dizer um pouquinho sobre eles e o que eu achei de cada um. Darei os preços e se vale ou não a pena comprar. Deixem nos comentários suas dúvidas que não foram tiradas aqui, me digam o que acharam e o que mais vocês esperam ver pelo blog. 

Comente com o Facebook!

30 comentários:

  1. Que legal, adorei conhecer melhor o curso e a área <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah Mariane que bom que gostou <3 Moda é demais <3

      Excluir
  2. Olá Ana Lu,

    Uau...tanta coisa pra poder te falar...que nem sei se cabe num post de comentário. Primeiro, sinto muito que tenha tido que trancar sua faculdade em detrimento de problemas financeiros. Eu sei como é. Passei por isso quando estava na faculdade. Ganhei uma bolsa na época para estudar fora e tive que passá-la para outra pessoa porque apesar do curso ser gratuito, eu teria os custos de moradia e de vida, que na época meus pais não poderiam arcar. Fiquei muito triste, chorei, mas fiz o que você disse. Levantei a cabeça e bola pra frente. Anos depois eu já estava trabalhando e bem empregada e surgiu a oportunidade de cursar um mestrado por uma universidade norte-americana, como eu estava mais estruturada, abracei o projeto sem pestanejar. Por isso te falo que o universo dá um jeito de mandar pra você aquilo que é seu. E daí podemos retomar sonhos que eventualmente foram perdidos.

    Quanto ao texto em si, muito bom a abordagem de conteúdo. Eu também tenho o hábito de esmiuçar bem o texto dando detalhes que realmente ajudem as pessoas a encontrarem as infos que procuram. Por isso, posso dizer que gostei bastante do seu texto. Eu não sei se penso em fazer outra facu (acho que pendurei a chuteira rsrs) mas gostaria sim de fazer cursos livres na área de moda. Gosto bastante do tema e gosto de desenhar croquis tb. Com ctz, vou procurar mais informações.

    Um beijo grande!!

    Amanda Hilsen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda que textão. Amo textões <3 E que comentário lindo. Muito obrigada, também fiquei muito triste de ter que trancar, mas só de não ter que fazer enem de novo já me sinto melhor, haha. Mas no início foi difícil, mas depois de um tempo me acostumando com a ideia acabei "aceitando". Amanda existem vários cursos que tem matérias à parte, aqui no Rio tem um chamado ESCA que oferece vários tipos, procura se informar, sim. Eu adoro <3

      Excluir
  3. Que bacana saber um pouco mais sobre o curso. Eu faço design de interiores e eu gasto muito com materiais e também não tenho descanso.
    Ja estou aguardando o post sobre os livros. Espero que volte logo a cursar design de moda. Muito sucesso :D

    http://minhavidapor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel você é um amor <3 amo seus comentários <3 E pode deixar, em algum momento depois do post sobre o EBSA e antes do próximo Photoshop 101 eu posto sobre os livros <3 E eu adoro design de interiores e tenho curiosidade sobre o curso então vou convidar você a fazer um post explicando sobre sua faculdade também (e se já tiver feito, tipo, me manda o link agora haha).

      Excluir
    2. Eu não tenho apenas 1 , tenho 3 haha.
      http://minhavidapor.blogspot.com.br/2015/02/materiais-do-curso-de-design-de.html
      http://minhavidapor.blogspot.com.br/2015/02/design-de-interiores-primeiras.html
      http://minhavidapor.blogspot.com.br/2015/02/faculdade-design-de-interiores.html

      Excluir
    3. Isso que eu chamo de menino eficiente. HAHAHA <3

      Excluir
  4. Adorei a sua ideia de fazer esse post... Certeza que ajudará mtas pessoas!
    Até hj as pessoas me perguntam o que faz um designer de moda, entre outras coisas.
    Arrumar emprego na área é complicadinho, mas não impossível, se persistir, consegue. Aqui na minha cidade a área é micro e eu não queria ir para São Paulo na época, então depois acabei fazendo Administração, foi o jeito.
    Mas minha paixão é e sempre será moda... principalmente editoriais!
    Saber desenhar realmente não é necessário, pois no curso os professores ensinam diversos métodos para fazer croquis.
    Uma coisa que eu acho fundamental é que quem vai fazer o curso deve aprender a costurar, para entender de caimentos e tudo mais, assim, na hora de criar, saberá se a ideia dará certo ou não. :D
    Boa sorte no curso e na profissão... você vai amar cada vez mais!

    vaieusa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. /\ Ouçam ela galera, a menina é experiente d+. Mas sério Tati, muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado, especialmente, você. E sim, também acho a costura bem importante, mais até que desenhar.

      Excluir
  5. AII super identifiquei com esse post por fazer design de moda. Esses croquis, eu passava tanta raivinha porque na minha cabeça eles sempre ficavam melhores do que o esperado HHAHA E que blog mais lindeza! Amo conhecer blogs novos e já adicionei o seu nos meus favoritos e acompanharei! Beijos
    www.galadedali.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU DEUS N CREIO. Eu amo seu blog, mas eu nunca lembrava o link então eu vivia achando e desachando. seu estilo é sensa demais, babo mil <3 <3 <3 <3 muito obrigada de verdade <3 to super feliz que você tenha gostado <3 e eu amo e odeio fazer croquis, eu amo a parte de desenhar a roupa, mas desenhar a base e depois fazer o caimento, nossa... preguiça mil HAHAHA

      Excluir
  6. Oi Ana. Estou passando aqui para avisar que o Quero + Pizza foi selecionado para ser divulgado lá no meu blog. A postagem sai na sexta- feira.
    PS: Também sou louca por moda. Uma prova disso é que mês que vem começo meu curso de Personal Stylist no Senac.Mais adiante quero aprender modelagem e costura Adorei mesmo seu blog, bjs.

    www.vivaessamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora que demais <3 <3 <3 Nossa to sem palavras, muito obrigada mesmo. isso significa muito pra mim <3 E aproveita o curso do Senac, lá é ótimo. O Senai usa apostilas de desenho de lá <3 Aliás, grande parte do material vem do senac <3 Então aproveita mesmo <3 Modelagem é chatinho, mas se você for aprender modelagem plana é mais fácil que a tridimensional (Draping).

      Excluir
  7. Ana, Gostei muito de seu blog. Quero te dizer que faço Design de Moda e realmente é não é nada fácil, pois como você disse, além das mensalidades caras, os materiais também são caros. Eu mesma, sou estou conseguindo estudar porque sou bolsista pelo prouni, e olha que já tenho 50 anos. Você é muito jovem e vai sim, conseguir realizar seu sonho. Conheço de longe uma jovem talentosa.Nunca desanime, viu? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania muuuuuuuito obrigada, meu coração deu mil pulos com teu comentário HAHA. Pois é, uma das coisas que dificultou muito foi o Senai não ter bolsa, nem fies/prouni, aí fica realmente MUITO difícil.

      Excluir
  8. Muito obrigada por tirar as minhas dúvidas <3 Morro aqui em São Paulo, mas a pública de moda é bem focada só no design, não tem nada de produção ou fotografia, por isso não é a minha escolha. Quero uma faculdade bem ampla, porque ainda não sei exatamente o que eu vou querer fazer dentro da área de moda. E as faculdades são muita caras MESMO! Acho um absurdo, mas fazer o que é. Amei o post, e faça mais como esses, por favor! hahahaha
    Pietra Raya
    www.noarmariodaboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pietra eu fico mais do que feliz de ter conseguido tirar suas dúvidas, qualquer coisa é só me chamar, sinta-se livre para conversar comigo se eu puder te ajudar, eu vou. <3 E pode deixar que eu já tenho um próximo em mente <3

      Excluir
  9. Tirei várias dúvidas com sua postagem. Eu sempre fiquei pensando sobre o " desenhar " sou uma péssima desenhista e achava que isso poderia prejudicar durante o curso, acabei de descobrir que não é bem assim. Não imaginava que durante a faculdade de moda, as aulas também fosse teórica, pensei que todas fossem práticas. Eu nem sabia que tinha diferença entre " design de Moda " e " Moda" kkkk adorei saber isso. Adorei o post e definitivamente a faculdade de moda é para mim, sua postagem só me ajudou a perceber que amo esse universo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaah fico muito feliz que tirei suas dúvidas <3 Espero que você goste da Faculdade de Moda <3

      Excluir
  10. Ana, você indica algum curso de costura?
    E obrigada <3 Você tirou muitas das minhas dúvidas sobre o curso de moda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah cara que bom que te ajudei, sério <3 E aqui no Rio tem a Esca no centro, uma amiga minha fez e disse que é muito bom.

      Excluir
  11. Obrigada pelas dicas <3 mas minha maior duvida é mesmo quanto aos materiais, valores, as coisas são muito difíceis de achar? E quanto você acha que se gasta no primeiro semestre em media?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora pra responder Alice, to enrolada com as coisas da faculdade ): Sim, os materiais são bem caros, mas não tem como eu te passar uma lista com o nome de cada produto porque cada faculdade pede uma lista diferente. Exemplo: eu fazia design de moda certo? E lá eles pediram tinta (13 reais cada potinho), lápis de cor aquarelável, canetinha, giz pastel e etc. Fora blocos de desenho Canson e entre outras coisas. Agora eu to cursando design em outra faculdade e aí que agora preciso de: papel jornal (10 reais o bloco com 50 folhas ou 0,20 cada folha), lápis sangria e sépia (15 reais cada um), limpa tipo (não lembro o preço) e etc. Entendeu? No geral o material é caro sim porque tudo que é profissional é mais caro porque não tem muita procura. Os papeis talvez será o que você menos vai gastar. Sobre ser difícil: normalmente em lojas especializadas de desenho (papelarias costumam ter áreas específicas para desenhista) você encontra a maior parte do material a menos que ele esteja em falta no estoque (papel jornal por exemplo, hoje em dia está em falta no fornecedor). Dentre as lojas do Rio que você encontra material tem: Casa Ribeiro (mais cara), Casa Cruz, Caçula e etc. Existem sites online que tem também, daí você da uma procurada no google Sobre gastar no primeiro semestre: então, isso é muito relativo porque vai depender do que você vai comprar ao longo do curso: por exemplo, tem o material e tem a lista de apoio dos livros, mas você não vai comprar todos os livros certo? Eu vou te dar uma média que se gasta com material pra design: meus amigos estão gastando uma média de 350/400 reais com material. Em moda, minhas amigas gastavam em torno de 500 reais porque ainda tinha o material de modelagem. Mas se for contar com os livros essa média aumenta muito, só um livro que pediram na minha faculdade custa R$219,00.

      Excluir
  12. Eu curso Direito no Mackenzie que é uma das melhores universidades particulares de sp, mas meu sonho sempre foi fazer moda...desde pequena já desenhava croquis e sempre fui completamente apaixonada por arte em geral. Sou bolsista e não optei por moda por muitas pessoas me dizerem que o material do curso é extremamente caro e também por causa do mercado de trabalho, conheço uma moça que é formada na Santa Marcelina e está desempregada há um tempão,ela disse que nos estágios era muito explorada e tal. Estou tão angustiada, Direito não está me fazendo feliz, sou muito sensível e preciso de algo pra expressar minha criatividade, mas não sei qual o caminho, não sei se tranco a matricula e tento um curso técnico...estou muito triste e infeliz nesse curso,por favor me ajude! Por causa do stress e tudo mais estou até com fibromialgia que é uma doença terrível que causa dores fortes pelo corpo todo...há dias em que eu só choro...queria ter nascido rica, assim poderia seguir meu sonho, será que é possível? Só que eu não tenho talento pra networking, sou bem fechada,introspectiva embora educada e sei me expressar bem oralmente quando necessário.. modéstia à parte acho que eu tenho dom para arte sim, o que você me aconselha a fazer? Muito obrigada pela sua atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa exclui o seu comentário repetido para não poluir o blog ok? Desculpa a demora pra responder. Então, parece pra mim que você está meio perdida no que você realmente quer e isso é normal. A gente é forçado a escolher o que seguir muito novo e envolve várias pressões sociais e familiares na escolha, então é muito compreensível que você esteja infeliz com a escolha agora. O que eu sugiro pra você fazer? Faz uma lista de coisas que você gosta, coisas que você é boa e procura áreas que você possa trabalhar com isso. Ou então faz um teste vocacional. Por que eu to dizendo isso? Eu fazia Design de Moda e achava muito legal certo? Só que eu percebi que não tinha talento para modelagem uma parte importante de moda e depois rolou tudo aquilo de eu ter que sair e tal. Agora estou fazendo Design e estou me identificando muito mais com a faculdade do que me identificava com Moda. Deu pra entender? Ás vezes o que a gente acha que é o que a gente quer, na verdade é só uma paixão que a gente tem, mas a gente não ama de verdade ao ponto de querer fazer aquilo pra sempre entende? Se Direito está realmente lhe fazendo tão mal eu sugiro fortemente que você saia dessa faculdade e se dê o seu tempo para encontrar o que você quer. Ou se não quiser perder a vaga dê uma olhada nos outros cursos que o Mackenzie oferece e tenta pedir transferência.

      Sobre a questão do mercado em moda: sim, é bem brutal. Especialmente porque em estágio eles pedem experiência coisa que não poderiam, mas pedem. Porque trabalhar com moda você vai estar trabalhando com roupa então no mínimo você precisa saber costurar porque se der qualquer problema você vai ter que estar pronta pra resolver. A Carga horária é pesada e indefinida. E existem sim muitas áreas de trabalho, mas por exemplo editorial está em crise entende?

      Sobre networking: se é uma coisa que você realmente quer e você é muito tímida, você sabe que a primeira coisa que você teria que fazer é remediar isso, certo? Minha sugestão pra quem é tímido sempre vai ser fazer teatro. Eu sei que é meio assustador se apresentar na frente de pessoas, mas o teatro vai te ajudar com isso, ele te ajuda a não ter medo de se portar na frente dos outros (seja como você mesma ou interpretando um personagem). Vários amigos e pessoas que conheci que eram tímidas e fizeram teatro admitiram ter ajudado muito. Então se quiser mesmo network sugiro que procure alguma coisa que te ajude com a timidez em contrapartida (:

      Espero ter ajudado, de verdade.

      Excluir
  13. Desculpe pela repetição! Leia o último comentário por favor, é que o fim ficou confuso, por isso eu mudei, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, eu vi haha. eu apaguei o repetido "errado" ok? <3

      Excluir
  14. EU AMEI <3 Confesso que me deu um pouquinho de medo, de ser tudo muito caro, de não conseguir acompanhar, evoluir... Também sou muito indecisa, mas se me perguntassem agora qual curso eu iria querer cursar, eu responderia Design de Moda, com certeza! Seu post tá ótimoooo!

    Beijooo *
    http://tardedioutono.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba desculpa a demora de mais de um ano, o blogspot nunca me avisou do seu comentário ): eu fico feliz que meu post tenha te ajudado <3

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana