Photoshop 101 - Editando uma Foto

quarta-feira, 27 de maio de 2015


Mais um Photoshop 101 - e eu to começando a ficar com medo de vocês estarem se cansando desses posts, haha - e hoje, finalmente, vou ensinar um tutorial de verdade. Chega daquele negócio de conhecer o programa - mentira, é super importante, então se você não viu nenhuma das postagens anteriores, clica aqui antes de prosseguir. Resolvi começar com algo fácil e simples então antes de se preocupar com montagens, cortar foto, criar capa, criar avatar, vamos passar pelo básico: editar uma foto de um jeito simples. 

Existem três jeitos de editar uma foto: você pode usar uma action já pronta, pode usar uma colorização já pronta ou pode simplesmente inventar uma edição própria. Naturalmente, a que você cria é a mais difícil portanto vou deixá-la por último. Hoje, vamos nos concentrar nos dois jeitos mais fáceis: action e colorização. 

  • Editando uma foto com Action
Primeiro passo: Abra o seu Photoshop e em seguida uma imagem de sua escolha. Eu vou usar a foto abaixo, sintam-se livres para usar a mesma (para testarem) ou tentarem uma diferente. Caso não se lembre como abre uma foto vá em File>Open ou aperte Ctrl + O. E se quiser saber outros comandos vá nesse post aqui.


Foto que eu usarei durante a edição desse post.

Segundo Passo: Como eu disse há alguns posts atrás, sites como o Deviantart são ótimos para encontrar actions. Vamos usar essa action aqui (cliquem em Download e usem o Winrar para deszipar a pasta, depois instalem no Programa do jeito que eu ensinei na semana passada). 

Terceiro Passo: Depois de instalada e já com a foto aberta, você vai selecionar a foto com a Rectangular Marquee Tool e ela deve ficar assim:


Aperte Ctrl + C para copiar a foto original, assim se o efeito da action na foto não ficar legal você pode colá-la por cima ao invés de ficar desfazendo tudo o que a action fez.

Quarto Passo: Selecione a Action escolhida e aperte no botão de Play logo embaixo:


Quinto Passo: A foto deverá ficar assim:


Caso tenha gostado do resultado basta salvar (indo em File>Save As) ou se não, aperte Ctrl + V e tente de novo com outra action, até você ficar satisfeito com o resultado.

  • Editando uma foto com Colorização
Passo um: Voltando ao nosso passo inicial, abra uma nova imagem ou aperte Ctrl + V para partirmos da foto sem nenhuma alteração. É importante que quando você vá fazer uma edição numa foto que ela seja original e que não tenha sido editada anteriormente, pois isso pode gerar resultados diferentes. 

Passo dois: O bom da Colorização, como eu disse, ela não precisa ser instalada no Programa, apenas baixada para o seu computador. Portanto baixe essa colorização (vai ser necessário o uso do Winrar. Gostaria de lembrar também, que essa colorização - ao contrário da action - é de autoria própria, ou seja, eu a criei e não vai ser possível encontrá-la em nenhum outro lugar, portanto peço que não a repassem sem os devidos créditos - na época fiz para um tumblr de edição que dividia com uma amiga; que hoje não existe mais). 

Passo três: Uma vez com a Colorização baixada abra-a no seu Photoshop, clicando em Ctrl + O e selecionando o arquivo.


Clique em Abrir depois de selecionado o PSD.


A Colorização aberta no Programa, repare que ela possui duas camadas, uma da foto inalterada e outro da pasta contendo as edições feitas. Como a pasta se encontra acima da foto, o resultado que vemos no Photoshop é a foto alterada.

Passo Quatro: Esse passo é complicado de explicar a menos que vocês estejam olhando, então eu vou tentar: você vai clicar na aba da Colorização e arrastá-la para fora como tentei mostrar nas fotos:



É como se ela tivesse se transformado em uma nova janela do Photoshop. Eu posicionei ao lado da foto original por hábito, mas a posição em relação ao programa não importa (desde que não cubra a foto).

Passo Cinco: Do mesmo jeito que você arrastou a aba para fora, você agora vai clicar na pasta (no PSD da colorização) e arrastá-la para a foto que você quer editar.


Passo Seis: O resultado é que a pasta vai aparecer acima da sua foto e a foto vai parecer editada, com as edições contidas dentro da pasta. O resultado você vê abaixo:


Caso tenha gostado do resultado salve a foto (indo em File>Save As e selecione PNG ou JPEG) - ou você pode juntar todas as camadas (Shift + Ctrl + E) e apertar Ctrl + S. Se o resultado ainda assim não tiver lhe agrado basta clicar em cima da pasta e clicar na lixeira ali em baixo. Uma janela vai abrir perguntando o que você quer deletar e você clica em Groups and Contents.




O resultado é a foto como era antes.

  • Observações finais:
- Sempre guarde a foto original, para caso você precise usá-la para uma nova edição, por isso sempre sugiro ir em Save As ao invés de apenas Save, pois assim você salva como novo arquivo e não por cima do arquivo anterior.

- O Efeito Blue Sky é de autoria minha e eu uso bastante nas minhas fotos, espero que vocês gostem dele assim como eu gosto e também que não repassem sem os créditos.

- Procurem sempre por novos materiais para que vocês sempre tenham um leque de opções variados, actions e colorizações poupam tempo na hora da edição. Mas isso também não significa que é bom usá-los sempre: as actions possuem efeitos diferentes em cada foto e nem em todas vai ser um efeito bom, o mesmo vale para colorização.

- Te espero na semana que vem para aprender a editar sem os "filtros" prontos. Pretendo ensinar algumas edições assim como passos definidos, mas a verdade é que cada foto é única e exige uma edição diferente. Portanto depois de semana que vem não tenha medo de testar e brincar com as diferentes ferramentas que ele oferece. 

- Como sempre deixem suas dúvidas e comentários aqui embaixo, irei responder todos <3

Até quarta-feira que vem com mais Photoshop 101.

Comente com o Facebook!

6 comentários:

  1. To te amando cada vez mais, continue, por favor! <3
    Por enquanto não estou colocando em prática, mas assim que eu precisar editar uma foto já venho dar uma bizoiada.

    http://www.curinotizando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaê <3 quando testar aí me conta como foi <3 e não se preocupa que não vou parar não HAHA

      Excluir
  2. Já conhecia essas dicas de coloração. Você explicou muito bem. Vai ajudar muita gente com esse tutorial :)

    http://www.thaisnacidade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaís <3 Espero ajudar mesmo haha

      Excluir
  3. Respostas
    1. opa, fico mega feliz que tenha te ajudado *-*

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana