quarta-feira, 20 de maio de 2015

Photoshop 101 - Instalando materiais no Photoshop + Conhecendo o Programa


Vocês conhecem essa foto e hoje é quarta-feira, portanto sabem o que significa. É dia de mais um post sobre o Photoshop. Na primeira vez que vim aqui falar sobre isso, fiz um dicionário sobre os termos usados no programa. E a minha ideia hoje era já começar com os tutoriais de edição, porém eu esqueço que a maior parte das pessoas que me acompanham (ou vão me acompanhar) provavelmente estão começando do zero: sem material, sem saber o que é cada ferramenta e até sem sequer ter o programa. 

Caso você não saiba como instalar o Photoshop, então eu vou tentar ensiná-lo aqui rapidamente, mas não vou poder fazer um passo a passo, pois isso exigiria deixar esse post longo demais. E além do mais as instruções são bem simples e tudo o que você precisa já está dentro do arquivo. Bom, primeiramente você precisa ter o programa Bit Torrent baixado no seu computador. Depois você vai acessar esse link do pirate bay e clicar em Get This Torrent - talvez abra uma janela perguntando se pode iniciar um aplicativo, só aceitar. Depois de baixado o arquivo (é provável que você precise do Winrar para caso a pasta venha zipada -.zip ou .rar) você vai entrar na pasta Adobe Cs5 e clicar Set up e começar a instalação do programa - instale como trial (versão teste). Uma vez com o programa instalado você vai abrir o bloco de notas com o título Installation Notes e seguir os passos. E pronto. O documento vai estar em inglês, mas não é muito difícil de entender - e você sempre pode ir no Google Translate.

Agora que você já possui o programa no seu computador está na hora de abrí-lo e conhecê-lo.


Esse é o Photoshop assim que é iniciado. Antes de abrir qualquer coisa eu vou explicar o que cada área significa.


As partes dentro dos retângulos vermelhos são as ferramentas do Photoshop. Você vai utilizar ambos os quadros na hora de editar suas fotos e/ou criar as suas montagens. Você pode ver que no retângulo maior existem 4 áreas na parte de cima: Layes, Styles, Color e Info. E duas na parte de baixo: Character e Paragraph. Além disso na barra do lado tem três simbolos: um quadrado com um play dentro, um círculo metade preto, metade branco e um quadrado com um círculo dentro. 

No post anterior eu expliquei o que Layes e Styles significam. Color é onde você define a cor que você vai usar, seja na sua fonte, com o balde de tinta ou as Brushes (já, explico o que elas são). Já o Info, nós não vamos usar então é irrelevante. Character é onde você vai definir a fonte que você quer, o tamanho, a cor, se quer inclinado ou não, sublinhado, negrito e etc. Você também pode alterar o espaçamento entre uma linha e outra e entre uma letra e outra. Já o Paragraph são as características do texto em si, justificado, alinhado à esquerda ou à direita, centralizado e etc. 

Agora para falar dos três pequenos símbolos:


Essa é a caixa de actions. Se você não sabe o que são as actions então vá no post anterior ler sobre elas. Uma vez instaladas no seu programa é clicando nessa caixinha que você vai poder utilizá-las e escolher a que melhor se encaixará na sua foto.

Já os outros dois eu vou deixar para tratá-los quando abrirmos uma foto, no momento eles não servem pra nada. Mas por enquanto basta saber que um se chama Adjustments (e por ele você vai poder conduzir suas edições, aumentar o brilho, contraste e etc) e outro se chama Masks. 

Quanto a segunda barra dentro do retângulo: ali você vai encontrar todas as outras ferramentas necessárias do Photoshop.

Para selecionar os diferentes tipos de cada ferramenta basta clicar com o botão direito do mouse em cima daquela escolhida. Como podem ver existem várias variações da mesma ferramenta, mas é porque cada uma é pensada para ser usada em situações diferentes. A Varinha Mágica (Magic Wand Tool) por exemplo seleciona fundos que tenham um mesmo tom. Enquanto que a lasso seleciona apenas a parte que você quer recortar. Mas isso vocês vão entender a medida que os tutoriais forem chegando.

Existem outras ferramentas de edição que eu pretendo explicar quando abrirmos uma foto. Lembra do Adjustaments? Pois, é.

E com isso termina todos os símbolos dos quadrinhos. Agora vou repassar por alguns comandos básicos do Photoshop.

Abrindo um arquivo (seja ele uma imagem, um psd, ou qualquer outra coisa): Vá em File > Open e selecione o que você quiser abrir. Ou simplesmente aperte Ctrl + O. 

Criando um novo documento: Vá em File > New ou aperte Ctrl + N. Uma nova janela irá abrir:


Onde está escrito Untitled é o nome do seu arquivo, você pode mudá-lo. Preset é onde já tem os tamanhos já definidos assim você não precisa editá-los no Width (largura) e Height (Comprimento), basta selecionar um e dar ok. Como já disse Width e Height é onde são definidos a largura e o comprimento (nessa ordem). Background Contents é onde você vai escolher a cor do fundo do seu arquivo: branco, colorido ou transparente. Para nós apenas esses interessam. 

Para fechar uma janela: Vá em File > Close ou aperte Ctrl + W. 

Para fechar todas as janelas: Vá em File > Close All ou aperte Alt + Ctrl + W.

Para Salvar as alterações feitas em um documento: Vá em File > Save ou aperte Ctrl + S.

Para Salvar como um novo documento: Vá em File > Save As ou aperte Shift + Ctrl + S.

Para desfazer a últimas modificações feitas: Vá em Edit > Undo ou pressione Ctrl + Z. Para desfazer além da última alteração aperte Alt + Ctrl + Z  e continue apertando até chegar no lugar que deseja.

Para refazer algo que desfez: Vá em Edit > Step Forward ou aperte Shift + Ctrl + Z.

Para Copiar/Colar: Ctrl + C/ Ctrl + V

Para criar uma nova camada: Vá em Layer > New > Layer ou aperte Shift + Ctrl + N.

Para juntar duas camadas: Vá em Layer > Merge Layers ou aperte Ctrl + E.

Para juntar todas as camadas visíveis: Vá em Layer > Merge Visible ou aperte Shift + Ctrl + E.

Esses foram todos os comandos mais importantes e que vocês mais vão usar aqui comigo, mas não se preocupe depois de um tempo isso vem naturalmente. E agora a última parte do programa que é importante saber: Como instalar materiais.

Primeiro vocês vão precisar baixar um material para o seu computador. Vamos começar com uma action. Cliquem aqui e baixem esse grupo de actions de estilo retrô (retiradas desse site). Vai ser necessário o winrar, pois o arquivo está zipado. 

Para começar deszipe a pasta e abra-a.

A pasta deve conter esse arquivo. 

Copie ou Recorte o arquivo da pasta. Em seguida vá em Computador > Disco Local > Arquivos de programas (x86) > Adobe > Adobe Photoshop Cs5 > Presets > Actions. Dentro da pasta Actions você cola o arquivo. Pronto. Sua action está instalada. Você vai fazer a mesma coisa para outros materiais: fontes na pasta de fontes, gradientes na pasta de gradientes, styles na pasta de styles e assim vai. Caso ainda haja dúvida basta seguir a foto abaixo.

Depois de Ir em Computado e Disco Local, clique em Arquivos de Programas (x86)


Dentro dessa pasta clique em Adobe que deverá estar no topo da lista.

Procure a pasta da versão em que você pretende instalar (no caso aqui, Adobe Photoshop Cs5).


Dentro da pasta do programa tem que ter uma pasta chamada Presets. Clique nela.


No caso aqui estamos instalando uma action, portanto entre na pasta de Actions, mas note que existem várias outras, cada uma para um tipo de material diferente.


Uma vez dentro da pasta, clique com o botão direito do mouse e em seguida em colar (na foto tá cinza porque no caso, já tinha instalado, mas se vocês tiverem copiado o arquivo lá no início então o Colar vai aparecer em preto pra vocês).


A action instalada no meu Photoshop. Agora basta vocês entrarem no programa de vocês e verem se foi instalada corretamente.

Uma última coisa, no caso das Actions nem sempre é preciso ir na pasta e colar o arquivo, existe um jeito mais fácil que eu vou explicar agora. Porém preferi mostrar esse jeito de instalação porque a maior parte dos materiais é necessário que faça dessa maneira. Agora o jeito fácil de instalar actions:

Com o Photoshop aberto abra a caixa de actions (lembra? o símbolo com o play dentro?) e clique na setinha lá no canto da caixa aberta, como mostra no print.


Clique nela e vai aparecer uma janela.


Clique em Load Actions (lá no final) e em seguida vá na pasta em que a action que você baixou está salva. Selecione-a e pronto. Sua action estará no seu programa.

Espero que tenham gostado da nova edição do Photoshop 101. Eu sei que o post ficou longo, me perdoem por isso. Semana que vem sem falta trarei o primeiro tutorial. Com esse post encerro a parte de "Conhecendo o Photoshop" e todos os macetes iniciais para aprender a mexer, daqui pra frente tudo o que eu falar vocês já vão saber e só precisarão vir consultar esse ou o Dicionário caso esqueçam de alguma coisa. 

Deixem nos comentários suas dúvidas (se tiver alguma), quais edições vocês gostariam de ver e sugestões num geral. 

Comente com o Facebook!

14 comentários:

  1. Ameeei!!! Eu já tenho e tava precisando saber um nome do botão action e onde por ele de novo no photoshop, porque as vezes meu photoshop da pau e some todas as actions, dai eu tenho que baixar tudo de novo e dessa vez sumiu todas as ações ali do lado, dai fiquei perdidona, agora já me achei e sei onde por eles de novo no lugar. Amei Ana lu <3 Beijão gatona

    www.keepmysecret.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awwwwwwwwwwn thais <3 que bom que pude ajudar. nossa isso nunca rolou no meu cs não, mas ficou puta quando tiro as lacunas do lugar sem querer HAHAHAHAHA

      Excluir
  2. Ótima publicação! Tenho certeza que vai ajudar muito as pessoas.
    Eu já sei mexer bem no photoshop, mas todo dia descubro algo diferente haha
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom Mariane <3 O Photoshop é um divisor de águas mesmo, depois que você aprende tua vida fica muito melhor HAHAHAHA beijos <3

      Excluir
  3. Parabéns tudo muito bem explicado, não preciso das aulas , mais se fosse um tempo atras . Mas o Photoshop e uma caixinha de surpresas sempre a algo novo para fazer nele. Beijos
    CHÁ NO INVERNO I http://chanoinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado <3 Espero realmente poder ajudar as pessoas com essas "aulas" hehe. Obrigada <3

      Excluir
  4. Oi Ana !!

    Indiquei seu blog para responder a uma TAG ..

    Dá uma passadinha lá e responde .. Vou amar ver suas respostas ..

    http://nattashalira.blogspot.com.br

    Tô te seguindo e acompanhando seu blog ..

    Um beijo,

    Natasha !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwwwwn Natasha obrigada <3 Já me marcaram nessa tag e eu vou respondê-la essa semana, mas pode deixar que vou colocar você como uma das pessoas que me marcaram <3 ok? Muito obrigada pela consideração <3 Mesmo <3

      Excluir
  5. Muito bom seu post pra ajudar os iniciantes, não pude deixar de reparar nas suas actions, são daquela comunidade que tinha no orkut Diesel Resources? Aiii eu adorava aquela comunidade pena que acabaram com o orkut e eu perdi todas as actions porque formatei :/ você podia fazer um pacote com as suas hahhah ><

    TudoKaren, Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Karen, sim são da Diesel haha, Tenho da Millenáire também. Muito do meu material é de lá porque foi mais ou menos a época que comecei a editar. Eu posso pensar sobre o pacote, mas não sei se poderia fazer porque o material não é exatamente meu e eu não tenho nem como dar os créditos (tipo direcionando pro link onde peguei como fiz aqui), aí não sei se seria uma coisa legal entende? Mas eu vou pensar aqui no que posso fazer.

      Excluir
  6. Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado <3 obrigada <3

      Excluir
  7. Consegui baixar, mas não acho o serial number.
    pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, me perdoa a demora. Só comecei a pegar os comentários, mensagens, tudo agora. Me desculpa, mesmo. Mas você me mandou uma mensagem pelo inbox então creio que conseguiu o serial não é? De qualquer forma, te respondi lá e a gente conversa e eu juro que vou dar o meu máximo para tirar todas as suas dúvidas <3

      Excluir