Photoshop 101 - O Dicionário do Photoshop

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Graças a sugestão de uma amiga Blogueira, a Joice Lima, e também visto o interesse do povo quando fui questioná-los em grupos resolvi começar esse quadro no Blog. A Edição é um dos artifícios mais importantes para um blogueiro e existem vários programas que estão à nossa disposição. O mais famoso e o que causa mais problemas, no entanto, é o Photoshop. Muita gente encontra dificuldade na hora de usar o programa e é pra isso que eu estou aqui. Para ensinar a fazer coisas simples no programa, mas que já vão fazer uma enorme diferença para o seu blog/canal/Instagram/Página do Facebook. 

Claro, que antes de tudo vocês precisam ter o programa, mas por mais que eu gostasse de ajudá-los a baixar , não possuo os links atuais para isso - mas a realidade é que muito do programa vocês vão precisar se virar e encontrar vocês mesmo através da internet (materiais, fontes, e etc), então encarem isso como um exercício para mais tarde. Porém deixo uma dica: para aqueles que usam o Torrent, procurem no Pirate Bay - lá existem várias pessoas que o disponibilizam crackeado, no entanto é preciso saber inglês.

Pensei muito sobre como começaria esse primeiro post e a cada vez que escrevia parava por medo de estar complicando demais as coisas - em parte porque existem algumas nomenclaturas próprias para o Photoshop. Foi aí que pensei em começar com um dicionário, para quando eu postar os futuros tutoriais vocês já souberem do que estou falando. 

Cs1, Cs2, Cs3, Cs4, Cs5, Cs6 e CC - Esses são os nomes dos Photoshops existentes, então toda vez que você ver esses símbolos, você já sabe o que significa. Mas, então, qual a diferença entre eles? A versão. O Cs1, 2 e 3 são os mais antigos e poucas pessoas ainda o utilizam. O Cs4, 5, 6 e CC são os mais recentes e as mudanças entre eles são bem sutis. O CC também é a última e a mais recente versão lançada. A versão que eu uso é o Cs5 por puro comodismo (todos os meus materiais já estão baixados ali), mas você poderia usar o 6 ou o CC que não seria muito diferente. 

PSD - Nós vamos usar bastante esse tipo de arquivo. Ou pelo menos, vocês vão. Não sejam como eu e esqueçam dele, ele facilita muito a nossa vida. Mas, afinal, o que é o PSD? Sabe quando você salva uma foto e no final dela vem .PNG ou .JPEG? Isso é o tipo de arquivo da foto, e é isso que o PSD significa. Só que ele não é uma foto e sim, digamos uma pasta que guarda todas as suas alterações em determinada foto. Assim você não precisa ficar retomando desde o início cada vez que quiser editar, pode simplesmente abrir o PSD e continuar de onde parou. Vai ficar mais simples com o exemplo abaixo:


Esse é um exemplo de PSD de uma edição minha. Vocês vão observar que ali na tabela do lado estão todas as camadas utilizadas para fazer a edição, uma sobreposta a outra. O PSD ele vai salvá-las exatamente do jeito que estão organizadas e antes de serem "juntadas" em uma foto só (ou seja de apenas uma camada).

Camada ou Layer - Como já expliquei acima e aproveitando o exemplo, camada é cada quadradinho que sua foto contém. Você pode movê-las entre si, alternando a posição. Quanto mais em cima na tabela, mais na frente ela ficará na foto. Por exemplo: as esferas estão em cima da foto da Olga Choi, portanto elas aparecem na frente. Deu para entender? 

Actions/Colorizações - São efeitos rápidos que você usa na sua foto. Sempre que quiser buscar um atalho você vai usar esses dois. Imagine sendo como os filtros do Instagram. Qual a diferença entre os dois? Lembra do PSD? A Colorização é um filtro salvo em PSD, basta colocá-lo acima de todas as camadas que o filtro automaticamente se adaptará a sua foto. Já Action é um arquivo salvo em .ATN e se localiza na caixa Actions. O Símbolo é a caixinha de play na tabela (o primeiro). As Actions precisam ser instaladas no programa, as colorizações não. Mas o objetivo de ambas é o mesmo, talvez a única diferença explícita é que actions são mais sutis e colorizações são mais dramáticas (mas isso não impede ninguém de fazer uma action chamativa e vice-versa).

Exemplos dos efeitos de cada um em uma foto. Mas existem vários estilos diferentes de action e colorizações, cada um com um efeito diferente. 

Base - Sabe quando você vê aquelas fotos em círculos? Ou quando você vê uma foto dentro de um triângulo? Para fazer isso no Photoshop normalmente você usa as chamadas Bases. Que são desenhos com o fundo preto do formato que você quer que sua foto fique.


Formatos de Bases

Gradientes - É um tipo de edição que permite que você jogue tons de cores nas suas fotos, normalmente eles vêm em degradê. Vamos usar quando eu for ensinar a criar colorizações e aí vocês entenderão melhor. Coloquei no dicionário porque é um material que pode tanto ser criado (embora eu não saiba criar) ou baixado.

Patterns - Também é um tipo de arquivo do Photoshop (.PAT) e permite que você deixe sua foto com um tipo de textura diferente, porém acho mais fácil usar...

Texturas - As texturas são imagens em PNG ou JPEG que podem ser usadas para várias coisas, já que existem várias texturas diferentes: texturas de luzes, texturas escuras e texturas normais. As texturas de luzes servem para jogar um ponto de luz na imagem (aqueles filtros com falhas de câmera - flashes vermelhos, verdes ou amarelos - são um tipo de texturas luminosas), as escuras são para deixar sua foto com aspectos diferenciados (podem variar desde papel, até "suja", àspera...) e as normais você usa como plano de fundo para suas montagens ou fotos.

Acima à esq: textura escura. Acima à dir: textura de luz. Embaixo: Textura normal (plano de fundo)

PNG's - Sabe aquelas bonequinhas adoráveis que você sempre ver em header de blogs? Aqueles desenhos e imagens? Isso são chamados PNG's que nada mais é que alguma figura recortada em um plano transparente (ou seja para que ela seja capaz de se adaptar em qualquer fundo). O plano de fundo transparente no Photoshop é um quadriculado cinza e branco, como no Print abaixo. Ah e são chamados assim porque normalmente são salvos em .PNG, mas também podem ser salvos em .PSD.


Um exemplo de PNG com fundo transparente.

Styles - Por fim, tem os styles que são texturas para as fontes que você instala no seu Photoshop. Os styles podem dar diferentes aspectos para as suas fontes tornando-as mais bonitas. 

Essas são as nomenclaturas que a gente mais vai usar ao longo dessas postagens, mas caso eu acabe lembrando de mais alguma venho aqui acrescentar e aí peço que vocês de vez em quando voltem nesse post para ver se não tem nada de novo. 

Espero que vocês tenham entendido tudo e qualquer dúvida por favor deixem aqui embaixo nos comentários ou vão no inbox da Página do Facebook. Esse primeiro post foi mesmo introdutório, até para vocês se acostumarem com essas nomenclaturas. Na próxima postagem vou ensinar como editar uma foto e cortá-la - tudo no mesmo post. Vou disponibilizar os materiais utilizados para a edição. 

Sites onde vocês podem encontrar todos os materiais citados acima: Dafont (site de fontes), Deviantart (várias pessoas disponibilizam vários tipos aqui nesse site, basta procurar) e Tumblr (existem vários tumblrs dedicados exclusivamente para a disponibilização de materiais e tutoriais). E, claro, use e abuse do Google. Eu gostaria de poder ajudar mais nisso, mas faz tempo que não pego material novo, além disso, boa parte que tenho é da época do orkut (pois comecei a editar lá pra 2011).

Estou pensando em postar esse quadro toda Quarta-feira, então nos vemos na semana que vem com a segunda "aula". Me digam o que acharam.

Comente com o Facebook!

12 comentários:

  1. Não sabia sobre o post (como você disse lá no grupo), mas já amei e coloquei até nos favoritos do chrome, mexo com PS, já fiz um curso de 40hs, mas nunca é demais aprender mais e mais sobre o editor que usamos, né? Mesmo que seja o básico, ainda mais tão mastigadinho assim como você fez! Adorei :)

    http://www.curinotizando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH, nossa eu nunca fiz curso. por favor compartilha comigo se tu souber um caminho mais fácil do que os que eu mostrar e/ou se tu souber alguma coisa que vá acrescentar ok? e que bom que você gostou do Post <3

      Excluir
    2. Eu fiz um curso de graça, na escola que eu fiz curso técnico, básico do básico mesmo, na verdade nem eu lembro dos paranâues haha, mas tem os tutoriais ensinados no curso em algum lugar do computador, se eu achar com certeza compartilho :)

      Excluir
    3. ok então <3 combinado <3

      Excluir
  2. Post favoritadisssiiimoooo aqui! Sou do tipo de pessoa que não sabia nem pra onde ia com PS. hahaha.. arrasou! Obrigada Ana Lu. Beijãão <3

    www.vaidosamente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awwwwn obrigada <3 espero que com os tutoriais te ajude a ir então a algum lugar com o PS haha <3

      Excluir
  3. Super legal este post, esta bem completinho! Adorei suas dicas :)

    https://isabellamadureira.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada isa <3 e semana que vem tem mais, já vou começar com o primeiro tutorial <3

      Excluir
  4. Eu comecei a usar o PS só agora, e tô apanhando um pouquinho hahaha
    Tá ajudando bastante, já favoritei!
    www.espelhodabia.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaah bia, que bom que to ajudando <3 Espero que ajude ainda mais

      Excluir
  5. Curti muito o seu post e já estou ansiosa para os próximos! Arrasou, obrigada por ajudar <3

    www.lookdediva.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awwwwwn <3 que bom fofa <3 to super super feliz.

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana