Photoshop 101 - Como Melhorar a Qualidade de uma Foto

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Levanta a mão quem está animado para mais um tutorial do Photoshop! E quem quer aprender a editar foto sem o auxílio das actions e psd's! Pois é gente, chegou o tão esperado dia. A partir de hoje vocês estarão livres para experimentar o programa como quiserem, vão poder inventar as edições que quiserem e brincar com os efeitos do melhor jeito que acharem necessário. Tá na hora de usar a barra com ferramentas maneiras.

Se você não sabe editar com actions e psd's, clique aqui.

O Turorial de hoje vai ensinar a vocês como melhorar a qualidade de uma foto com o Photoshop.Vou ensinar comandos simples que vocês podem fazer para deixar sua foto com uma cara melhor - não necessariamente muito editada, digamos que vamos passar sua foto de DVD para HD.


Essa é a foto que irei editar hoje, mas aqui vão algumas observações se você decidir ir com uma foto diferente:

  • É importante que sua foto não seja de uma resolução MUITO baixa. Como assim? Se ela estiver com ruídos, ou muito pixelada. Tome cuidado, a edição pode não ficar tão boa, pois aí vocês devem diminuir a opacidade, o efeito e coisas assim para que não estrague a foto. Então vamos nos ater à simplicidade: fotos com resolução média (como as imagens de um DVD por exemplo).
  • É importante lembrar também que sua foto não pode ter sido editada previamente. Isso significa que ela precisa ser a foto original, livre de cortes, filtros, acertos e etc.
  • É importante lembrar que sua foto não pode ter discrepâncias absurdas como uma foto com excessiva luz ou sombra, pois isso exigiria que ela fosse editada, antes de ser editada (para diminuir os efeitos excessivos).
Munidos da foto certa, vamos ao tutorial:

Primeiro Passo: Abra sua foto no Photoshop (se você não sabe como, procure a informação aqui).


Segundo Passo: Vá em Filter > Sharpen > Sharpen. Clique apenas UMA VEZ.


Terceiro Passo: Agora vocês vão em Filter > Blur > Surface Blur. Vai abrir uma janela.


Quarto Passo: Ok, esse passo é um pouco mais complicado, porque vai depender da foto que você está usando. Na janelinha que você abriu, caso você esteja trabalhando com a mesma imagem que eu você vai seguir o print abaixo (Radius: 2/Threshold: 4). Se a sua imagem for diferente você vai ter que ir mexendo nas barrinhas até que ela assuma uma mais "lisa" (sem parecer tinta, ou lisa demais) sem ocultar as linhas do Sharpen. Eu sugiro, em fotos, sempre usar números baixos e para animações (desenhos, filmes de desenho e etc) usar um pouco mais alto. E manter sempre assim: Radius menor que Threshold.


Quinto Passo: Agora é a hora de aplicar a colorização que você quiser, action que você quiser. Nesse caso pare por aqui e salve a imagem editada. Caso queira continuar a edição sem filtro, segue em frente comigo. Agora vamos editar a imagem: você vai no círculo metade preto, metade branco e vai clicar com o botão direito em cima dele. Aí você vai clicar em Levels. Uma janela vai aparecer, coloque os números que aparecem nela. Como mostra nos prints abaixo:




Só colocar 26 no Output Levels. O resto deixa como está. Ignorem a pasta nas camadas, estamos editando na mão. Salvei em PSD para não perder as edições que tinha feito e passar pra vocês corretamente.

Sexto Passo: Vocês vão fazer igual no sexto, só que em vez de clicar em levels, cliquem em Curves. Para usar as curves, vocês também vão precisar adaptá-la à imagem de vocês. Basta segurar com o mouse e arrastar o ponto que aparecer no gráfico, você vai ver as mudanças ocorrendo na foto. Em todo caso, eu coloquei dois pontos na minha edição e aqui estão as coordenadas que usei (mostradas pelo Output e Imput):


Esse é referente ao ponto mais baixo.


E esse ao mais alto.

Sétimo Passo: Agora você vai em Brightness/Contrast (no mesmo lugar - na bolinha). E vai ajustar igual ao print abaixo:


Oitavo Passo: Agora, no mesmo lugar novamente, clique em Exposure e acerte desse jeito (print):


Nono Passo: Agora crie uma pasta nas camadas (clicando no arquivo ao lado da bolinha), defina um nome pro seu grupo (eu chamei de Fix Image). Agora você vai apertar Ctr + botão esquerdo mouse em cima de cada camada de edição (levels, exposure, brightness e curves) e vai arrastá-las para dentro da pasta criada. 



Décimo Passo: Agora você vai selecionar a pasta com a seta e vai alterar a opacidade de modo que se adapte a sua foto, vai testando até você gostar do resultado. Na minha foto, deixei a opacidade em 51%


Atenção: o próximo passo é opcional.

Último passo: Aperte Ctrl + A no seu teclado e em seguida Ctrl + Shift + C e depois Ctrl + V. Você acabou de criar uma camada da sua foto completamente editada e é nessa camada "extra" que você vai em Filter > Sharpen > Sharpen mais uma vez. Depois é só salvar a sua foto (File > Save As). No meu caso não achei que um segundo Sharpen foi necessário, então não usei.

Resultado:


O resultado é bem sutil, pois é um efeito para "consertar" a imagem. A resolução melhorou e no entanto não parece que ela foi editada.



Espero que tenham gostado do tutorial de hoje, me deem sugestões do que vocês esperam ver semana que vem nos comentários. Podem deixar suas dúvidas também, me digam o que querem aprender. Não esqueçam de curtir a Página do Blog, seguir no Instagram ou mandar um e-mail, caso tenha alguma dúvida, ou queira falar qualquer coisa: queromaispizzablog@gmail.com. A inbox da página também está aberta.

Comente com o Facebook!

16 comentários:

  1. Adorei seu tutorial, muito bem explicadinho!! Parabéns! Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awwwwn karen, você é um amor sabia? E eu AMO seu blog e suas dicas, seus vídeos com dicas são ÓTIMOS. Parabéns você <3

      Excluir
  2. Ótimo tutorial!
    Adoro ficar brincando no photoshop haha <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também amo ficar brincando no photoshop <3 brigada mari <3

      Excluir
  3. Adorei, até porque sou bem péssima em photoshop.
    No momento, estou procurando algum pra baixar. Qual você me indica?
    http://divaegeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Milena no post de materiais deixei um link do torrent pra baixar o CS5 que é o que eu uso. Basta seguir as instruções na pasta do arquivo, é rapidinho. Mas eu recomendaria o Cs6 ou o CC porque eles salvam as suas edições caso o programa trave ou você precise fechar sem salvar.

    o post: http://queromaispizza.blogspot.com.br/2015/05/photoshop-101-instalando-materiais-no.html

    ResponderExcluir
  5. Arrasou Ana Lu! Tô aqui só favoritando teus posts. kkkkkkkkkkkkkkk. <3
    www.vaidosamente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha fofa <3333 testa ai e me conta viu? n esquece

      Excluir
  6. AI, queria tanto manjar de Photoshop, mas não fui abençoada com esse dom nessa vida T-T hahahahahahaha

    Eu fico perdida até com as camadas, menina, me dá raiva demais :(

    http://alemdomeumundo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah nats, não desiste. É bem facinho depois que você se acostuma. os tutoriais não estão ajudando? o que você acha que seria mais fácil pra você acompanhar sem se perder? me explica, eu te ajudo <3

      Excluir
  7. Adorei as dicas, foram mesmo úteis !
    Já te sigo.
    xoxo,

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Carina, espero mesmo que tenha te ajudado <3 me conta depois como foram seus resultados <3 ps: estou no seu blog e ele é maravilhoso - e você é linda demais (e ruiva).

      Excluir
  8. Adorei as dicas Ana Lu!
    A foto ficou ótima!
    bjs!
    Patty.

    Blog Patty.net.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana , amei as dicas e ficou ótima a foto.
    No dia 6 de junho fiz uma tag e te marquei ,olha lá. bjs
    http://vomitandomoda.blogspot.com.br/2015/06/tag-de-tudo-um-pouco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin, tudo bem? Que bom que você gostou do post <3 E muito obrigada por ter me marcado pra essa tag, mas infelizmente eu já fiz essa ):

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana