7 Dicas para conseguir seguidores no Instagram

segunda-feira, 14 de março de 2016

VOLTEI DE NOVO!!!! Como prometido, cá estou eu aqui no blog fazendo um post mara pra vocês. E hoje eu resolvi dar dicas para o seu instagram. Por que eu decidi começar com esse post? Eu percebi que nesses últimos meses o Insta vem ganhando uma força muito maior e nessa época de blogs em que a blogueira tem que se preocupar em apresentar um bom conteúdo com um aspecto apresentável chegou toda essa "nova moda" de feeds organizados. Tem gente que não liga muito pra isso e tem gente que acha muito importante, eu organizei essas dicas pensando nessas duas pessoas então dá pra você adaptar tudo o que eu falar pro seu jeito, pro seu perfil. 

Além disso, eu mesma andei muito mais ligada no Instagram, eu criei um novo perfil para mantê-lo mais organizado e profissional e deixei o meu pessoal para isso mesmo: coisas pessoais, dai lá sim eu deixo tudo mais bagunçado, com mais selfies, mais fotos aleatórias e etc. Aliás se você é blogueira isso é uma coisa que eu sugiro você fazer: separar as fotos do blog ou feitas pensadas para blog/dicas e etc das suas fotos pessoais, ainda mais agora com a atualização do Insta que permite você ter duas contas ao mesmo tempo. Eu vou falar aqui não apenas do quem tem dado certo pra mim, mas também me baseando no que me chama atenção na hora de seguir alguém: então aqui vai ter muita coisa baseada no que eu procuro quando vou na aba explorar, o que me faz clicar no botão de seguir e etc.

1. ORGANIZE O SEU PERFIL

O que eu quero dizer com organizar-se: primeiro que você precisa pensar que tipo de perfil você quer ter. "Ah, esse é o meu perfil pessoal então eu vou deixar ele bagunçado mesmo, mais informal porque é pessoal." "Ah esse é o meu perfil pro blog, então eu só vou postar coisas relacionadas ao blog." "Ou então esse é o meu perfil de fotografia, vou focá-lo nas fotos que eu tiro que são mais bem pensadas, com composição, fotos de look do dia e etc." É importante que você saiba sobre o que vai ser principalmente o teu perfil até para te ajudar na hora de escolher as tags e definir o seu público. Organizar vai além de você ter as fotos bonitas no feed, claro que isso ajuda na hora de conseguir seguidores, mas o importante mesmo é que suas fotos sejam interessantes . Organização vai desde a foto do seu perfil que PRECISA chamar a atenção, até a biografia, as tags, a legenda, a maneira como você organiza seu feed e o quanto isso está relacionado ao que o seu perfil passa. Organizar é você saber unir todas essas coisas de um jeito que não pareça "desarrumado" para quem está vendo de fora. Um perfil desarrumado não é só as fotos não combinarem entre si (eu vou falar sobre isso mais abaixo), mas também se por exemplo: será que o seu perfil está passando todas as informações necessárias para quem chega nele? Será que você se preocupou em colocar seu blog ali, seu nome ou alguma outra informação necessária para que ele tenha uma noção do que o seu perfil trata? Por exemplo: eu sou blogueira e curso design, se no meu perfil tiver coisas relacionadas a essas duas informações é importante então que eu deixe elas á vista, para a pessoa já saber o que ela vai encontrar nas minhas fotos. 

2. POSTE COM FREQUÊNCIA

Gente essa regra é importantíssima: tem muito a ver com a organização você manter uma frequência de postagem porque as pessoas que te seguem buscam conteúdo, elas estão te seguindo para ver suas fotos e se você não posta (ou posta pouco, ou posta de vez em quando, ou posta quando lembra) elas vão perder o interesse. Então tenta se programar para postar pelo menos uma vez ao dia, sim, tem que ser por dia porque o Instagram diferente do blog é uma rede social instantânea então as pessoas anseiam por novidades muito mais rápido e com muito mais frequência do que com blogs. Então é importante que seja diário, daí quantas fotos vão ser vai depender de você, do que ficar melhor para a sua agenda, se for duas, três, quatro fotos, você decide. Mas é aquilo: o que você for decidir tente manter e não é aquilo: ah eu posto duas fotos por dia, mas hoje tirei essa e queria postar, você pode postar mais do que você estipulou na sua taxa diária, claro que pode, mas é importante que a frequência não se perca ou que fique muito solta (tipo hoje postei uma, amanhã duas, no outro dia quatro e no outro duas de novo). Outra coisa que é importante é você se atentar aos horários: tenta estabelecer um horário fixo que fique fácil de você lembrar desse compromisso, por exemplo: eu posto sempre um vez ao dia por volta das 10:30 da manhã. Recentemente por conta de tags (vou falar mais embaixo) eu to pensando em mudar meu horário para à noite, mas até então eu apenas postava todo dia pela manhã para não esquecer. Então tenta estabelecer um padrão de horário também porque facilita MUITO.

3. PENSE NAS CORES

Um insta que está combinando não significa que ele precisa ter uma cor só ou que você precise usar exatamente O MESMO filtro em todas as fotos. Não é isso. Um instagram organizado e apelativo visualmente (em outras palavras, bonito) só precisa que as fotos combinem entre si e para fazer isso é muito fácil: só é preciso de um pouquinho de entendimento sobre cores. Observe as cores do seu feed: você acha que elas estão combinando entre si? Ou acha que tem ali uma foto amarela do lado de uma foto roxa? Para facilitar a vida de vocês em relação a isso fica muito mais fácil se vocês usarem paletas de cores para começar a organizar (e sim é mais fácil ainda se você mantiver uma cor como a principal: tipo um insta todo branco ou todo preto, ou todo rosa, mas não é o único jeito de combinar). Dois sites que eu indico muito para aprender um pouco mais sobre cores são o site da Pantone e o Colourlovers (nesse último você pode pegar paletas mesmo e tentar "copiar" as cores delas para as suas fotos - tipo uma paleta em tons de rosa e lilás, dai você tenta sempre tirar fotos que predominem esses tons). Para falar de filtros: quando você entende o esquema das cores, edição com filtros de repente fica muito mais fácil (edição num geral fica mais fácil), porque todos os filtros que você for pegar sempre vão levar em conta uma cor específica e reforçá-la ou não na foto. Por exemplo: filtros com fundos azuis vão ser melhores para fotos que predominem esse tom, no geral cores frias. filtros com fundo vermelho, melhoram fotos com cores quentes. Dai tem as variações: tem filtros com fundos amarelos, laranjas, verdes e etc. No próprio vsco ele já diz em cada filtro qual a cor que ele vai mexer mais (a caixinha embaixo mostra quais cores o filtro mais altera dai tem a série de vermelhos, verdes, azuis e etc). Outra coisa também é você perceber os exemplos que os filtros foram usados: tem mais fotos brancas exemplificando aquele filtro? Então ele é melhor para fotos nesse tom. 

Um exemplo para vocês entenderem o que eu quis dizer com observar as cores que o filtro reforça. Imagem retirada do Google.

4. PLANEJE SEU FEED

Essa dica está muito relacionada á dica anterior, planejar o feed tem muito a ver com seguir o pensamento das cores. Quando você tem em mente de que você precisa organizar pensando na combinação. Você começa a entender que precisa pensar a frente do tempo. O que isso significa? Eu postei uma foto hoje, eu já tenho que estar pensando em como vai ser a próxima foto para que ela não quebre a paleta. Eu dou como dica para usar o vsco cam de teste: passa suas fotos para lá e vai organizando baseando nas cores para ver o que combina e o que não combina e uma vez que você fique satisfeita com o resultado você já vai ter todo o seu planejamento do Instagram pronto, já vai saber quais fotos postar depois. Isso é importante porque melhora muito a sua capacidade criativa, porque as vezes você não tem aquela foto que fecharia o trio e aí você se força a buscar uma foto, dai você vai e tira várias em vários lugares diferentes até achar uma que te satisfaça. Também ajuda muito com o olhar fotográfico porque quanto mais fotos você vai tirando, mais fácil fica saber quando a foto vai ficar legal e quando não vai.

5. VARIE SUAS FOTOS (DIGA NÃO À SELFIE)

Essa é outra dica IMPORTANTÍSSIMA. Gente, não é que vocês não possam tirar selfies, claro que pode. É super legal você ter selfies no seu feed porque afinal o perfil é seu e selfies fazem muito sucesso no Instagram, mas, porém, contudo, entretanto, PELO AMOR DE DEUS, não façam um perfil só de selfie. Como eu já falei: seus seguidores estão atrás de conteúdo. Eles querem ver fotos diferentes. É legal ver a sua cara, mas eles não querem SÓ ver a sua cara. Então aproveitem para abusar da criatividade procure por coisas que você possa compartilhar. Foi num restaurante que você achou sensacional? Tira foto dele e aproveita para deixar a dica. Comeu uma comida gostosa? Tira foto do prato indicando e diz onde foi. FEZ uma comida gostosa? Deixa uma receita rápida na legenda. Leu um livro maravilhoso? Tira foto com ele e posta indicando. Procure as coisas do seu dia-a-dia, pode ser o batom que você usou naquele dia, o sapato favorito, o seu look, o seu penteado novo, literalmente qualquer coisa. INVENTE, mas não se prenda à selfie. Selfie é legal de vez em quando, sempre só te faz perder seguidores (ou não ganhar novos).

6. FOTOS ORIGINAIS

Essa dica aqui é mais pensada em mim mesmo, é sobre o que ~eu~ gosto de ver quando vou seguir alguém. Gente, isso é sério: direitos autorais é um problema, e sim eu sei que existem MUITOS perfis de inspiração que postam fotos "achadas" por aí, mas eu particularmente nunca seria a pessoa dona do perfil de inspiração porque mesmo quando você dá os créditos ainda assim pode gerar problema, então tendo essa possibilidade da dor de cabeça, eu prefiro não ter. Fora que dá uma sensação ruim quando você entra no perfil de uma blogueira e o perfil dela é só de fotos que ela achou sei lá, no google. Dá aquela sensação de que ela não teve nem capacidade de tirar suas próprias fotos, de criar o seu próprio conteúdo sabe? Além do que pensa comigo: fotos originais, a foto é sua. Isso significa que NENHUM outro perfil tem uma foto igual aquela, ou seja para alguém consumir aquele conteúdo ou ele TE SEGUE ou ele não consome. Se você usa fotos que não são suas, muito provavelmente essa foto já tem em vários outros perfis e ele pode deixar de te seguir porque "já segue" perfis com fotos iguais ou parecidas. 

7. INTERAJA NAS TAGS (USE-AS TAMBÉM)

Usar tags é muito importante, mas mais importante do que isso é você interagir nas tags que você tá usando. Reserve uma parte do seu tempo para entrar nas tags que você colocou e curtir/comentar/seguir o que você mais gostar. Por que isso? Pensa comigo: quando curtem as suas fotos, você às vezes não entra no perfil da pessoa para dar uma olhada? É a mesma coisa com os outros, quando eles veem que você curtiu uma foto deles, eles entram no seu perfil para conhecer e ver se também vão gostar e se gostar: já sabe né? Novo seguidor pra você, de maneira fácil que é você simplesmente fazer o que o Instagram quer que você faça: curtir fotos, só que ao invés de ser no seu feed, é nas tags que você usou. Quando falamos de tags é importante a gente pensar no que elas são, tags são como categorias. Pensa que você tá numa loja e na loja tem a seção de blusas, calças e acessórios: as tags são mais ou menos isso, você coloca as suas fotos em setores então é importante que você use apenas hashtags que tenham a ver com aquilo que você tá postando. Porque a pessoa está pesquisando por aquilo e se ela achar aquilo na sua foto, ela vai curtir. Além disso: para vocês blogueiras que provavelmente participam de grupos de blogueiras nas redes sociais procura para ver se não tem uma hashtag dedicada aquele grupo porque as interações nessas tags próprias costumam ser melhores (principalmente porque se você participa ativamente de um grupo, as pessoas já te conhecem e você já conhece elas o que torna a interação muito mais fácil). Vou deixar aqui as hashtags que eu mais uso e que costumam me dar um bom resultado: #instabgs #panelaobgs #inxtalove #mutiraoinxta #blogsdaliga #vsco #vscocam #vscobrasil 

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Eu preparei essas dicas com o maior cuidado procurando observar o que tem funcionado não apenas pra mim, mas para outros perfis num geral. Não se esqueçam de me seguir no meu instagram: @queromaisfotos, curtir a minha página do Facebook e comentar aqui embaixo o que vocês acharam do post, me contem se as dicas funcionaram pra vocês e me digam se tem alguma coisa que vocês fazem que eu não disse aqui e vale a pena compartilhar. Espero ter ajudado. 

Um beijo pra vocês <3

Comente com o Facebook!

26 comentários:

  1. Já to anotando algumas dicas que eu ainda não sabia <3
    www.tempolivreblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaaê, espero que tenha ajudado de verdade <3

      Excluir
  2. Voltando com tudo ein? Adorei as dicas, e acho muito válido, mesmo para quem não gosta de um feed todo "organizandinho" dá para aproveitar as dicas, e muito!

    Um beijão, e sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaaaah cara fico muito feliz <3 tentei dar o meu máximo para dar dicas que atendessem todo mundo sabe? muito obrigada <3 <3 <3

      Excluir
  3. Respostas
    1. awwwwwwwwwwwwwwwwwwwwn <3 brigaaaaaaaaaaaaaaada <3

      Excluir
  4. Arrasou nas dicas! Tenho seguido todas elas e o resultado me surpreendeu! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaaaaaaaaaaê <3 <3 espero que elas só te ajudem mais e mais <3

      Excluir
  5. Eu estou seguindo todas essas técnicas e estou vendo muito, mas mais muito resultado mesmo, mas comecei a deixar ele armonio e comecei a ganhar muitos seguidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, manter as fotoso em harmonia é muito importante <3

      Excluir
  6. Gostei bastante das dicas, algumas dela coloco em prática e outras são novas pra mim, mas vou começar a usa-las. Seu layout ta mara. Beijos.
    www.blogsemneura.blogspot.com.br
    Sinta-se a vontade pra conhecer meu cantinho se quiser ����✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigaaaaaaaaaaaaada <3 fico feliz que tenha gostado das dicas, espero que elas deem certo pra você como dão pra mim *-*

      Excluir
  7. Amei!! Vou anotar tudo ( ler-se printar ) kkkkkkkkkk ❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahhaa printa a vontade <3 espero que te ajude muuuuuuuuito <3

      Excluir
  8. Amei as dicas Ana! Fiquei feliz com seu retorno!


    Beijoo <3
    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awwwwwwwwwwwwwwn <3 brigaaaaaaaaaaaaaaaad <3

      Excluir
  9. Oi Anaaa, enquanto tu tá ai pintando as folhinhas eu resolvi visitar teu blog e to amando!! Eu absorvi essas dicas do insta pra vida e tenho ganhado muitos seguidores, uns 5 a 10 por dia dependendo das fotos e das hashtags que uso. O meu feed é meio dark, quero mudar mas ainda não sei quando/como começar haha

    www.umatubaronense.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer uma transição você só precisa ir "diminuindo" a intensidade do tom até que você mude totalmente para não ficar gritante demais. Sair do dark eu acho a transição pro branco mais fácil porque aí você vai transformando o preto em cinza e o cinza em branco entendeu? daí do branco pras outras cores fica mais tranquilo. Ou você pode passar do preto pro marrom até chegar no bordô e vermelho, também dá pra fazer. Espero ter ajudado nisso <3 E MUITO OBRIGADA CARA VOCÊ É UMA FOFA MDS.

      Excluir
  10. Adorei todas as dicas! Anotando também!❤️
    www.tudoquegarotasgostam.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AWWWWWWWWWWWWWN cara espero que te ajudem bastante mesmo <3 volta pra me dizer se funcionou combinado?

      Excluir
  11. Demorei dois dias, mas vim aqui. Atualmente eu coloco poucas fotos pessoais no insta, deixo no meu Facebook pessoal mesmo. Gosto dele mais bagunçadinho. Adorei as dicas e welcome back.

    Beijoks
    www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vc tá perdoada levando em conta que eu levei alguns (5) meses pra te responder né? HAHAHAHAHAHAH

      Excluir
  12. Olá querida, tudo bem? :)
    Conheci agora mesmo o teu blog e estou apaixonada por ele, tudo aqui é super profissional e estou sinceramente a torcer para o teu sucesso!
    Adorei este post, achei as dicas fantástica e acho que vou mesmo começar a segui-las não só para conseguir mais seguidores mas também para melhorar o meu perfil.
    Seguindo porque realmente gostei, se puderes passa lá no meu blog também querida e caso gostes segue e comenta quero leitores fiéis ;) , ficarei muito grata! Beijo ♥
    Blog Alexandra's World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAH MEU DEUS QUE AMORRRRRR. Muito muito muito muito obrigada <3 Fico feliz que você tenha gostado e espero que elas funcionem pra você (volta aqui pra me contaaaaar). Claro que visito <3

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana