DICAS DE FOTOGRAFIA + INSPIRAÇÃO

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

O post de hoje é super especial pra mim. Já faz alguns meses (na verdade, um ano) em que eu venho experimentando na fotografia e se você me acompanha no Instagram sabe disso. Volta e meia amigas minhas me marcam em fotos que eu tirei ou então eu mesma vou postando no @queromaisfotos. Eu vou começar uma série de posts aqui no Blog apenas focado nas fotografias que eu tiro por aí e se tudo der certo até dou algumas dicas do que eu faço na hora de fotografar. Já tem alguns posts relacionados a isso na tag do Blog, então deem uma olhada lá. Deixando bem claro que eu não sou profissional, tiro fotos por pura diversão e hobby e não tenho praticamente nenhum conhecimento técnico sobre o assunto. Vou compartilhar com vocês coisas que deram certo comigo no improviso porque a fotografia pra mim é apenas um tipo de experimentação, uma brincadeira.

As fotos de hoje foram muito importantes pra mim, porque elas representam um marco na minha vida: antes delas eu não tinha muita conexão com a fotografia, eu tava começando a me interessar. Foi a partir daqui que eu comecei a me esforçar e a querer fotografar mais e mais, a ler livros, pesquisar, buscar referências... Eu considero as fotos desse post muito importantes pra evolução desse hobby. E eu falei um pouquinho sobre isso no meu último look do dia aqui no blog.


Todas as fotos foram feitas em uma loja perto da minha casa, pois eu não tinha ainda muita noção de local e foi mais um dia de experimentação que qualquer outra coisa. Fazendo aqui as meninas poderiam ir na minha casa e trocar de roupa, retocar maquiagem, enfim. Seria mais prático. E essa é uma dica que eu deixo: sempre que eu fotografo as minhas amigas, a gente tenta fazer a maior quantidade de looks possível e por isso é sempre importante na hora de você escolher um local em que seja possível fazer essa troca, se tiver um carro melhor ainda. A pessoa troca de roupa no carro e tudo certo - infelizmente não é o meu caso então a minha casa costuma ser o point de trocas.

Sobre a iluminação: Eu não gosto muito de luz artificial, já que não entendo muito de técnica então sempre tento aproveitar a luz natural o máximo que posso. De manhã é sempre o melhor horário, até no máximo umas 16:30. Quanto mais forte for a luz do Sol, mais grandes são as chances de criar sombra na sua foto ou luz demais. Claro que as vezes as sombras podem ser intencionais, dependendo da foto que você esrtiver fazendo (mas isso é assunto pra outras postagens). Entender como a sua câmera funciona em relação a brilho e ajustes na imagem antes de fotografar pode ser essencial. Apesar da minha câmera ser Superzoom (Nikon Coolpix L820), ela tem a opção de ajustar o brilho da imagem então quando está claro demais, eu diminuo um pouco o brilho para tentar neutralizar um pouco que seja da luz na foto.

Sobre o ângulo: é sempre muito legal explorar vários ângulos diferentes de uma mesma foto. Eu sempre bato uma foto de um ângulo e depois começo a me movimentar pra ver como ela fica tirada de jeitos diferentes. Assim você acaba aprendendo um pouco sobre alguns truques (como deixar a modelo mais magra, disfarçar alguma coisa, etc) só mudando o ângulo. 

Sobre o cenário: Tenha em mente de que qualquer lugar pode ser um cenário e a medida que você vai fotografando, melhor vai ficando o teu olhar fotográfico. Hoje eu vou observando a rua e sempre que vejo um lugar legal crio uma nota mental para voltar e fotografar ali. E na hora de escolher o cenário é o momento de soltar a criatividade: claro, parques são ótimos quando se vai fotografar a natureza. Mas eu moro no Rio de Janeiro, é uma cidade grande, uma cidade urbana então eu tento aproveitar ao máximo o que a cidade tem a me oferecer. Muros grafitados, portas de garagem, portões de lojas, ruas movimentadas, lugares históricos (centro do rio, lapa...). Transforme a arquitetura da cidade na sua aliada e se por algum acaso alguma coisa sair no enquadramento: calma, que tem solução. Basta cortar e enquadrar a parte da imagem que você quer em algum aplicativo ou programa de edição depois. Que aliás, é o próximo tópico:

Sobre a edição: Para nós que não somos profissionais, a edição é EXTREMAMENTE importante. Para um fotógrafo profissional, a edição já é importante. Então sem desculpas: comece a treinar a sua edição. Baixe o Photoshop, Lightroom, VscoCam, Picsart e vamos pra fase de teste. No meu caso a edição faz 80% do trabalho nas minhas fotos e eu pretendo abordar isso mais intensamente num post dedicado só pra edição. Mas por enquanto eu deixo vocês com um pequeno exemplo da diferença que uma simples alteração pode fazer na foto:
Foto Original com a parede vermelha e apesar do muro ter combinado com a foto, o chapéu e a blusa ficaram um pouco apagados devido a proximidade do tom.

Apenas alterando a cor do fundo pra amarelo gerou um contraste muito maios na blusa, tornado-a mais aparente e destacando-a na foto. Alteração feita no pics art. 
Se vocês quiserem um tutorial de como altera a cor do fundo no Picsart deixa no comentário aqui embaixo que eu faço um post sobre isso.




Uma das coisas mais importantes na fotografia (e consequentemente na edição que você faz depois) é entender um pouco de cores e do contraste entre elas (o cenário está incluso nisso). Saber quais cores você deve realçar e quais apagar, ou qual roupa colocar pra contrastar com o cenário que você quer, faz uma grande diferença na hora do clique.

Como eu sempre indico, se você não tem muita noção de cores, entra no site ColourLovers para buscar inspiração de paletas. Você sempre pode jogar paletas de cores tumblr (por um único motivo de que as pessoas do Tumblr fazem MUITAS edições de paletas de cores para inspirar a galera que usa a rede social) no Google e se inspirar nas imagens que aparecerem também. Outros sites que eu indico são Shutterstock (que com uma ideia parecida das paletas do tumblr desmembram as cores de uma foto em paletas pra você usar) e o Material Palette (que funciona assim: você escolhe duas ou mais cores e ele vai te oferecer uma paleta combinando as cores - esse site é mais interessante para quem quer montar uma paleta).

Falei bastante, falei bonito (será? me contem nos comentários se as minhas dicas ajudaram vocês). Agora vamos as fotos que eu fiz, se necessário eu comento mais alguma coisa sobre elas:

Essa foto na verdade se tornou uma das favoritas da Bia e ela chegou a usar como foto de perfil por muito tempo.
Eu gosto muito de fazer fotos com close no rosto, algumas das minhas fotos favoritas são de closes.

O listrado na parede vermelha deu um contraste muito melhor que a blusa rosa.


Essa é na verdade uma das minhas fotos favoritas.






Essa foi a primeira foto de detalhes que eu fiz e eu tenho muito orgulho dessa foto. 
Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, das dicas, das fotos e tudo. Me contem nos comentários o que vocês acharam, deixem as dúvidas de vocês e aguardem pelos próximos posts dessa série. Eu fico muito feliz de poder compartilhar essas fotos com vocês, elas são muito importantes pra mim. 

As meninas da foto são a Beatriz Santos do blog e Canal Pantufa Cor de Rosa e a Rayanna Aguiar do Blog e Canal Coisas da Rah. 

Não se esqueçam de me seguir nas redes sociais: Quero Mais Pizza Blog no Facebook, @queromaisfotos no Instagram e qualquer dúvida, parceria, sugestão, troca de ideia pode mandar um email para queromaispizzablog@gmail.com. 

Comente com o Facebook!

6 comentários:

  1. Nossa você arrasa nas fotos!! Ontem mesmo eu estava escrevendo um post com uma história parecida com a sua, só que sobre fotos de livros. Eu já gostava de fotografia e fui aprender, fui melhorando cada vez mais. Eu amei esse fundo vermelho. Acompanho seu insta e percebi que você tem um olhar fotográfico muito bom. Aliás eu me inspiro muito nas suas fotos, fico observando e procurando o que eu poderia aproveitar nas minhas fotos de livros. Eu jurava que você fosse fotógrafa ou que já mexesse com isso há mais tempo. Amei o post e vou guardar as dicas com muito carinho!
    Beijos!
    <a href="https://virtualcheckin.blogspot.com>Check-in Virtual<\a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH nossa lívia que comentário gostoso de ler <3 muito obrigaaaaaada <3 fico muuuuuuuito feliz que você tenha gostado das dicas e que acompanhe meu insta, nossa muito obrigada <3 adoro fotos de livros, ainda preciso melhorar um pouco em fotos de objetos haha mas vamo que vamo <3

      Excluir
  2. Eu tô na fila, quero fotos... Rsrs
    Menina a parede ficou linda, com a mudança da cor.

    Beijoks
    Www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. podexá que vamos tirar prometo <3 e promessa é dívida haha

      Excluir
  3. Já estou aguardando mais dicas Ana haha. Acho fotografia super legal, mas eu não consigo ser fotogênico e tirar boas, até desisti do meu projeto de look do dia, mas um dia eu volto.
    Sdds de entrar no seu blog, solta mais posts <3

    BLOG MIGSPRADO
    YOUTUBE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voltaaaaa simmm, isso vem com a prática migo. Acredite haha. vou soltar, vou soltar <3

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana