COMO EDITO MINHAS FOTOS + MEUS APPS DE FOTOGRAFIA

sexta-feira, 31 de março de 2017

Bom dia gente, como vocês estão nessa sexta-feira? Final de semana tá chegando e eu vou encerrar a semana com um post de dicas de edição. Eu sei que editar é uma coisa que muita gente tem dúvida, ou ainda não sabe muito bem como funciona, ou simplesmente quer melhorar e busca novas ferramentas e novos jeitos. 

Eu estou aqui hoje para ensinar o meu jeito (não considero o meu jeito melhor ou pior de outros por aí, apenas é o que funciona e me atende no momento). Aqui eu vou dar dicas do que eu penso na hora de editar, como eu utilizo as ferramentas e os filtros oferecidos e como adequar a foto ao tipo de edição que ela precisa. Pra começar eu separo minhas fotos: fotos tiradas com o celular eu edito nos aplicativos do celular (por ser mais rápido e prático, ficar passando foto do celular para o computador me toma um tempo que muitas vezes eu não tenho). Já para fotos com a câmera eu prefiro sempre editar nos programas da Adobe (Photoshop ou Lightroom - falarei melhor sobre eles em outro post), porque são programas que retém melhor a qualidade da Imagem. 






Entenda uma coisa sobre aplicativos (e qualquer programa num geral): todos, sem exceção, diminuem a qualidade da sua foto, alguns são mais perceptíveis que outros. Então é preciso ter cuidado para não "editar demais" e nunca, nunca, nunca, editar por cima de uma foto JÁ editada. Isso prejudica demais a foto.

A Edição ela serve para acertar e realçar pontos da fotografia que não foram acertados na hora de bater a foto: coisas como contraste, luz e sombras, cores, saturação e etc. Mas você sabe pra que serve cada uma dessas ferramentas? Então calma que eu vou explicar. As ferramentas são separadas em três tipos: as básicas, as que editam luz e sombra e as que editam as cores. 

As básicas são aquelas que acertam algo na sua foto sem alterar muito - se vc só usar elas é menos perceptível comparando o antes e o depois que algo foi feito. São as ferramentas de corte e enquadramento, rotação, perspectiva, nitidez e claridade, granulação etc. 

As que editam luz e sombra normalmente são as de contraste, exposição, brilho, luminância, realces e sombras, esmaecimento e etc (elas vão mexer na luz e na sombra ou realçar os pretos e brancos contidos ali).

As que editam cor normalmente são as de saturação, curvas, vibratilidade (vibrância), temperatura, matiz (tom de pele também, no vsco cam, falarei sobre ele mais embaixo) e é claro: os filtros. 

Atenção: apenas passar o filtro na sua foto não significa editar, a edição requer mais que isso. Só jogar o filtro por cima não garante que a sua foto vá ficar bem editada, pois muitas vezes é preciso acertar alguma coisa para realçar o que você quer ser realçado - o filtro ele funciona como uma capa em cima da foto. Edita tudo de uma vez. 

Claro que nos aplicativos a edição como um todo vai funcionar na foto por completo, ainda que algumas ferramentas só realcem parte dela. Para editar algo mais específico como, por exemplo, apenas a pele de uma pessoa, sugiro que use o Photoshop. 

Resumidamente: edição quer dizer entender de cores e luz - um fotógrafo que entende muito dessas duas coisas dificilmente precisaria editar a foto depois, pois conseguiria reproduzir corretamente na hora de bater a foto, por exemplo. 




Quando eu vou editar uma foto minha a primeira coisa que eu faço é separar mentalmente as cores que existem naquela foto. Vamos pegar como exemplo, essa foto, do meu post de Paquetá: 


O foco da minha foto, nesse caso, é a flor amarela além disso eu sei que tem as folhagens verdes atrás e que principalmente, possui um ponto de luz muito grande sobre a flor e um foco de sombras muito grande sobre as folhas. O que eu queria para essa foto era por em destaque a flor amarela, sem necessariamente realçar a folhagem atrás, pois ela não é importante. 




Então o que eu fiz? Eu aumentei as sombras que estavam atrás, assim tornando mais difícil de diferenciar folhas de sombra e realcei os tons de luz e de amarelo contidos na foto. Também realcei os detalhes da flor com a nitidez, tornando possível até mesmo ver um leve brilho contido nas suas pétalas (que antes não era possível). O resultado me trouxe mais impacto visualmente e seu olhar foi completamente direcionado para onde deve ser: para a flor. Depois de editada: 


Deu para entender, mais ou menos, como a edição funciona? Deixa nos comentários as suas dúvidas que eu vou ter o maior prazer em tirá-las. Mas agora vamos falar dos apps que eu uso:



01. VSCO CAM

Esse é o aplicativo que eu mais uso para edição no celular. Eu adoro principalmente as ferramentas do Vsco Cam, eu acho que elas são as melhores que tem se comparadas com outros aplicativos. Além disso ele é muito fácil de entender, pois as ferramentas são visualmente bem perceptíveis (se você quer saber pra que uma ferramenta serve basta levar a barra ao máximo em ambos os lados e ver como ela altera sua foto). Tem um ponto fraco: a qualidade da foto diminui sim no Vsco Cam. E é bastante. Se a câmera do seu celular for muito boa, então talvez você não perceba (mas se por exemplo, passar para o computador, já vai ser possível notar uma diferença). Isso porque o monitor do celular é muito pequeno, portanto ele nos passa a falsa sensação de qualidade (para comprovar se a qualidade caiu muito ou pouco, dê um zoom depois de salvar a foto e compare com a original), já que possui menos detalhes. No computador, uma tela consideravelmente maior, a gente vê a foto maior também, portanto é possível ver com mais profundidade a qualidade da foto. Claro que: se a sua foto for de muita boa qualidade (ex: 4.000 pixels pra cima) a degradação na foto vai ser muito menos perceptível. 

Quando você clica para editar a foto, você tem 4 áreas: a parte dos filtros, das ferramentas, o desfazer e o histórico. Os filtros é bem simples de entender: o vsco trabalha com famílias então eles tem os filtros do C1 ao C6, por exemplo e outra coisa que ele tem também é a cor predominante naquele filtro: ou seja a cor que ele mais realça. Na família dos C's, a cor é um laranja bem pigmentado (ou seja ele também pode alterar levemente até um vermelho). Seguindo as cores de cada tipo de filtro você consegue ter uma noção melhor de qual usar. Claro que: num geral você acaba utilizando uns dois ou três dos quais gostam mais. Só porque a cor predominante é laranja, não significa que você não possa usar em outras fotos. 

A real diferença é feita nas ferramentas, pois são elas que fazem as mudanças realmente significativas nas fotos. Muitas vezes eu acabo usando os mesmos filtros e só altero as ferramentas, pois ninguém tem paciência para ficar olhando cada filtro dentro do vsco, já que são muitos. As ferramentas eu já expliquei pra que cada uma serve, basta voltar lá em cima. O desfazer serve para você desfazer uma ação, se você editou e sem querer deu ok, pode simplesmente clicar no desfazer que ele tira essa ação. E o histórico contém todas as informações de edição que você utilizou na foto. O vsco também tem uma coisa incrível que te permite copiar as edições feitas naquela fotografia e colar em outras, assim você edita mais rápido fotos com luminosidades e cores parecidas, sem precisar ter que fazer tudo do zero (eu uso MUITO essa opção). 



02. PICSART

O Picsart é um dos aplicativos mais completos pra celular, ele possui, inclusive, opções muito parecidas com as do Photoshop. Você pode fazer montagens através dele, pode alterar o fundo da foto, fazer overlay (quando você coloca uma foto em cima da outra, sendo que a foto de cima é mais transparente dando a sensação de ser uma foto só), escrever texto nas fotos, acrescentar bordas, mudar a forma da foto, desenhar, enfim... Ele é bem completo. Se você quer fazer fotos diferentes e mais bem trabalhadas eu sugiro que tenha esse aplicativo no celular. Além de também possuir a aba de ferramentas e efeitos que se assemelham aos filtros e as ferramentas do vsco cam (com algumas coisas a mais, tipo clonar, esticar, movimento, desfoque, distorcer...). Eu uso mais ele quando quero fazer algo na foto além da edição básica, pois como já disse, prefiro fazer isso no vsco cam. Veja também essa playlist no canal da Ingrid Gleize, ela usa bastante o Picsart e ensina várias coisas que você pode fazer com ele. 





03. AIRBRUSH

Sabe o Facetune? Pois é, esse app é o equivalente grátis do Facetune. Ele é ÓTIMO para selfies e pra quem tem feed branco, ele é ótimo. Na época que eu tinha usava a opcão Clarear o tempo todo que deixava o fundo das fotos branco. Ele também remove espinhas, objetos e até pessoas, tira olheiras, aumenta o brilho da Íris e até oferece Maquiagem atualmente (porém confesso que para maquiagem eu prefiro o Makeup Plus, leia sobre ele mais embaixo). Ele também tem filtros próprios para selfies e estilos de selfies diferentes (e seguindo a mesma linha do vsco ele também mostra as cores que mais alteram e também pode alterar a intensidade do filtro usado).



04. MAKE UP PLUS

Esse é o app pra você que ADORA maquiagem e ODEIA postar foto sem maquiagem. Ele fica muito natural, juro. Além disso ele tem muitas opções para você escolher e até filtros com maquiagens artísticas. Tem as maquiagens prontas ou você pode fazer a sua própria maquiagem já que ele vem com as diferentes áreas em separados (contorno, base, batom, sombras, blush). Atualmente você consegue até mesmo mudar a cor do cabelo no aplicativo (apesar da ferramenta ainda ser bem simples, não funciona em todos os tipos e se seu cabelo é loiro, é melhor). Também tem uma área que você pode especificar exatamente onde você quer que tenha maquiagem, se pelo ângulo da foto um olho seu tá aparecendo menor e o make up plus colocou a maquiagem maior, você pode editar até estar do tamanho certo. 



05. COLOR STORY

Esse é outro app de edição básica, bem parecido com o Vsco Cam, porém eu dou a ele uma finalidade diferente. Sabe aquelas fotos super coloridas? Com fundos rosas, amarelos, azuis... pois é, esse aplicativo é o IDEAL para fotos assim. Os filtros dele são baseados totalmente em realçar cor, então se você quer mexer na cor da sua foto, ou deixá-la mais vibrante, mais viva. Esse app é ótimo. Inclusive toda a propaganda desse app é feita em cima disso: edição de fotos com muitas cores (inclusive super indico o instagram deles para inspiração, as fotos são lindas). Logo que você escolhe uma foto aparece de cara a tela com as ferramentas de enquadramento: corte, alinhamento, rotação. Para você acertar logo o tamanho que você quer e coisas como o horizonte da foto (é sempre preferível que o horizonte esteja alinhado horizontalmente). Se você não quiser alterar nada aqui, basta dar continue. Então a gente vai para tela inicial, onde tem as abas de filtros, efeitos e ferramentas, salvos e loja. O único que diferencia aqui são os efeitos e os salvos. Os salvos é a sua galeria de edições salvas. Logo depois que você edita uma foto, você tem a opção de salvar a edição e usar futuramente (tipo o colar edições do vsco, só que mais organizado, em uma pasta com os nomes e tal). E os efeitos seriam aquelas efeitos que você vê por aí: bokeh, flare, lightleak e etc. Mas eles oferecem poucas opções, para conseguir os realmente bons é preciso pagar. 


06. OUTROS APLICATIVOS

Além desses aplicativos eu vou falar rapidamente de mais dois aplicativos que eu tenho, mas não uso muito: o Afterlight e o Pxlr. O Afterlight é de edição também e parecido com todos os outros ele possui as ferramentas básicas de corte, os filtros, efeitos e os ajustes. Eu gosto de usar o Afterlight para clareas imagens, quando o vsco não dá conta, eu corro pra ele para ajustar melhor o brilho e deixar a foto mais clara. O brilho dele, principalmente, é muito bom. Ele também tem aqueles efeitos que o Color Story oferece, só que aqui existem muito mais possibilidades de usar e várias opções. De todos, ele é o único pago. E eu só consegui, pois teve uma promoção na Apple Store que ele ficou de graça por três dias. E o último aplicativo é o Autodesk Pixlr, que esse sim é de graça. Gosto do Pxlr, por ele ter a opção de colagens também (aquelas montagens de várias fotos em uma só) e é para isso que eu mais uso ele mesmo. Ele também tem a opção de escrever na imagem (e eu acho que algumas fontes que ele oferece são até melhores que a do PicsArt, pois tem mais opções básicas e simples e ele também separa as fontes por estilos, o que torna muito mais fácil na hora de escolher). Além disso, se você tiver android, consegue salvar na opcão PNG que para monitores e internet, é melhor e mantém mais qualidade (veja o tutorial de como fazer isso aqui). 

E esse foi o post de hoje. Espero que vocês tenham gostado e que isso ajude vocês na hora de editar. Eu tentei explicar o melhor que eu pude, pois não existe um guia passo a passo de como fazer, cada foto é uma foto e pede uma edição que se adeque a ela. Mas saiba que quanto mais você praticar, mais buscar conhecimento e mais testar ferramentas e aplicativos, melhor você sabe. E isso também te permite a entender qual seu estilo na edição, quais ferramentas e apps que mais te atendem e combinam com você; editar fotos também é um tipo de expressão sobre a sua personalidade. 

Comentem aqui embaixo o que vocês acharam. Já conheciam esses aplicativos? Qual você gostou mais? Se você gostou não esqueça de compartilhar a postagem pra que ajude mais pessoas também. 

Curta a página do Quero Mais Pizza no Facebook e me siga no @queromaisfotos no Instagram. Eu adoro postar dicas de edição e compartilhar os filtros que eu uso no meu Stories, então fique ligado pra saber mais. 

Até o próximo post <3

Comente com o Facebook!

6 comentários:

  1. Post bem completo, assim que a gente gosta! Da sua lista temos em comum o VSCO (todo mundo ama) e estou pensando em aderir ao Air Brush para tirar manchinhas, etc. Baixei o SnapSeed (é assim o nome, ahha) para testar, mas ainda não vi todas as ferramentas. Traga mais posts deste tipo!

    www.estilosegrilos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa obg <3 assim que eu gosto também haha <3 AMO o vsco, só me incomoda esse lance da qualidade ): eu já tive o snapseed também, mas não me adaptei a ele e achei bem parecido com o airbrush que eu já tinha, então n vi sentido em ter os dois. Vou trazer, podexá <3

      Excluir
  2. amei, muito completo e bem explicado. Eu adoro suas edições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jéssica <3 isso me incentiva muito <3

      Excluir
  3. Sou viciada no VSCO, é o que mais uso na vida.

    Beijinho e um cheiro da Dani!

    Blog – Dani-se
    Instagram
    Twitter
    Facebook
    Snap: eu.danielaguedes

    ResponderExcluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana