COMO FAZER UM BOM POST NO BLOG - O TEXTO

segunda-feira, 20 de março de 2017

Essa ideia surgiu de um texto que eu lancei em um grupo no facebook para blogueiras dando 5 dicas para você escrever melhor as suas postagens no blog. As pessoas se interessaram e pediram por um post mais completo e detalhado então aqui estou eu com uma mini série de postagens (a princípio serão cinco) chamada Como fazer um bom post no Blog.




Escrever é uma arte. E se quer saber o que eu acho: é uma arte bem complicadinha; não porque a língua portuguesa é difícil ou porque o uso das vírgulas confunde todo mundo, e sim porque organizar palavras em um texto de modo que você encante o seu leitor é muito difícil. Como você sabe cada pessoa tem uma escrita própria, a gente acaba passando um pouco da nossa personalidade, do nosso jeito, do nosso modo de falar quando a gente está escrevendo (por isso que a maioria dos livros de autores masculinos tem como personagens principais homens e a maioria dos livros de autoras femininas tem como personagens principais mulheres; a gente tende a escrever sobre aquilo que a gente conhece, entende ou enxerga na sociedade). E pra escrever bem provavelmente você também sabe que é preciso duas coisas: é preciso saber ler bem (você não precisa gostar de ler, apesar de que quanto mais você lê, melhor você sabe ler) e é preciso gostar de escrever. Se você odeia as redações do colégio então ter um blog, talvez, não seja a melhor ideia. Tente o Youtube, ao invés disso. 

A escrita não é tão simples quanto a fala. Nela não há entonação e o que define um bom escritor é a sua capacidade de fazer o leitor entender exatamente aquilo que ele quer passar. Se você escreveu uma frase e sentiu que ficou confuso então provavelmente seu leitor também vai achar aquilo confuso e pode te interpretar errado. E o seu trabalho como blogueira/blogueiro é ter certeza de que ele está interpretando corretamente as suas palavras.

Então para começar com a primeira dica, a mais básica de todas, é você saber escrever bem.





Essa foi a primeira dica que eu dei no meu texto, mas eu fui bem breve. Aqui eu vou explicar detalhadamente o que isso significa. 

Existem vários jeitos diferentes de como você pode escrever a sua postagem e até mesmo usar gírias tá liberado (contanto que você não abuse delas no texto, mas são ótimas para descontrair a leitura, por exemplo). Escrever não significa entender apenas de português (óbvio que ter noção de como se escreve corretamente é super importante) e sim, entender de textos. Você precisa saber como organizar o seu texto. Lembra da redação da escola? Introdução, desenvolvimento e conclusão? Seu texto precisa ter isso também. Existem vários tipos de textos diferentes e vários jeitos diferentes para organizá-lo.

Mas vamos nos atentar ao básico comum.

INTRODUÇÃO

A Introdução é a parte do texto em que você começa a explicar sobre a sua postagem, você comenta brevemente os motivos de ter decidido escrever sobre ela e abre espaço para o que você vai comentar depois. Reparem nos meus primeiros parágrafos: o título da minha postagem é como fazer um bom post no blog ou seja ele é um post sobre escrita. Então meus primeiros parágrafos se resumiram a falar sobre o que define a escrita em si e o que define uma boa escrita pra mim. É na introdução também que eu introduzi a primeira dica. Abrindo espaço para o Desenvolvimento (leia mais embaixo) que é exatamente o que eu estou fazendo agora. Nesse caso meu texto está organizado em tópicos (serão três para falar sobre as partes do texto) e isso entra na formatação (que eu vou falar nas próximas partes dessa série), por enquanto saiba apenas que esses meus três tópicos é que vão abranger o desenvolvimento. 

Na Introdução você faz comentários breves, gerais, apenas para despertar a curiosidade do seu leitor. Você pode até mesmo fazer questionamentos (que serão respondidos ao longo do texto). Uma boa introdução é o que faz você continuar lendo. Pense em um livro: os primeiros cinco (mais ou menos) capítulos são o que definem se a introdução do livro é boa ou não. O primeiro capítulo pode até não ser grande coisa, mas se passar o segundo, o terceiro, o quarto e o livro ainda estiver meio morto então é porque ele não conseguiu despertar em você a curiosidade necessária para seguir em frente. Sendo assim: a introdução do livro não foi boa o suficiente para te manter atento. O mesmo acontece com o seu texto, sem uma boa introdução, o leitor não se sente animado a continuar lendo (ainda que seja um assunto que ele se interessa).

Pense no texto como uma receita de bolo: a Introdução seriam os ingredientes do seu post. 

DESENVOLVIMENTO

O Desenvolvimento é onde você vai pegar tudo aquilo que você escreveu na Introdução e desenvolver as ideias. É aqui que você vai dar os detalhes das suas opiniões, argumentar os seus prós e contras, mostrar pros seus leitores porque vale a pena confiar na sua palavra. 

É nessa parte também que vai conter a maior parte das informações sobre o seu assunto, é através do Desenvolvimento que o leitor vai avaliar se o seu texto valeu a pena ou não. Se você só enrolar nessa área e não tiver muito o que dizer, o leitor percebe e então ele vai concluir que você não sabe o que você está falando. É por isso que você sempre deve escrever sobre aquilo que você sabe. Quando a gente não sabe um assunto muito bem a gente tem muita dificuldade de desenvolver um texto sobre isso, em contrapartida se você sabe do que está falando, as palavras vem fáceis.

Aproveite essa área para dar todos os detalhes possíveis que você esteve guardando para si, aqui é a hora de soltar a voz. Tenha a certeza de ter coberto todos os sub-assuntos do seu tema dentro do Desenvolvimento.

Continuando na metáfora da receita, o Desenvolvimento seria o nosso modo de preparo.




CONCLUSÃO

E, finalmente, temos a conclusão. Na conclusão você vai finalizar a sua ideia. O que você começou a explicar no seu desenvolvimento, você vai fechar seu pensamento aqui. Se for uma resenha de um produto, essa é a parte que você diz se o produto é bom ou ruim, se vale ou não a pena comprar, se o preço está justo e coisas assim. Se for uma crônica, esse é o final da sua história. Se for um pst de inspirações, looks, beleza... o que for, essa é a parte em que você conclui tudo o que você mostrou no post. 

A minha conclusão, por vezes, é encerrando a postagem. Eu retomo algumas coisas que disse no Desenvolvimento, as coisas mais importantes, que eu quero que o leitor se lembre. Eu dou uma conclusão pra minha ideia baseada nos argumentos que eu dei ao longo do texto e finalizo com as minhas frases comuns a toda postagem: espero que vocês tenham gostado, não esqueçam de comentar a sua opinião e curtam as redes sociais.  Se a pessoa é um leitor assíduo do meu blog, ela vai entender que a partir dessas frases pra baixo não há mais nenhuma informação importante sobre o texto, e portanto, a ideia central já terá sido finalizada. A importância de se despedir e dar um ponto final que seja padronizado, é para que o leitor tenha a sensação de que acabou mesmo. Terminar abruptamente dá a sensação de que tem algo faltando (mesmo que não tenha).

E a conclusão seria o resultado final da receita, como ficou o bolo. 






Essa foi a primeira dica que acabou dando um texto gigante e por isso eu decidi separar a série em várias partes, assim fica mais fácil pra mim e mais detalhado pra vocês. Na próxima postagem eu vou mostrar pra vocês a segunda dica que fala sobre a organização do texto. Eu vou falar sobre os preparos que você tem que ter antes de começar a escrever. Como pesquisar, que imagens usar (e porquê), que perguntas fazer para si mesmo e o que anotar para não esquecer ideias depois (é um bom teste para saber se você colocou tudo o que queria no texto). 

Espero que vocês tenham gostado da postagem de hoje, espero que essas dicas ajudem vocês no blog. Se vocês tiverem gostado eu peço para que por favor, compartilhem a postagem para que ela possa ajudar mais pessoas e comentem aqui nos comentários o que vocês acharam dessa primeira parte. A opinião de vocês é muito importante pra mim <3

Não se esqueçam de curtir a página do Quero Mais Pizza no Facebook e me seguir no instagram @queromaisfotos para se manterem atualizados sobre tudo que rola na minha vida. No Instagram eu também dou muitas dicas do dia a dia no Stories.

Até o próximo post <3

Comente com o Facebook!

16 comentários:

  1. Já quero o próximo Post.
    Tem um livro sobre escrever bem que infelizmente esqueci no Brasil, mas no geral ele fala, dá dicas e exercícios sobre escrever bem e não é exaustivo.

    Beijoks
    Www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaah me manda ele depois? super amo livros assim <3 vai ter próximo post sim <3

      Excluir
    2. O nome do livro é "Para escrever bem" e é editora Abril.

      Excluir
  2. Que maravilhosa a sua iniciativa, Ana!
    Amei a forma como você conseguiu minunciosamente falar sobre tudo. No meu ponto de vista você não esqueceu de nem um detalhe em relação a essa dica e com certeza é bem por aí que começa. Amei e já quero ver os próximos posts!

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaah muito obrigada <3 eu gosto de compartilhar o que eu sei pra ajudar e tal <3 E que boooom que eu consegui atingir meu objetivo <3 já vou começar a preparar os próximos posts <3

      Excluir
  3. Oiee, amei a sua ideia de fazer uma mini série de posts com dicas para blogueiras.
    Amei o primeiro post da série, porque um texto bem escrito é fundamental.
    Sempre tive muita facilidade para escrever porque sou uma leitora assídua. Leio todo tipo de coisas e todo tipo de livro, mas a minha maior dificuldade em escrever textos para o blog é na hora de saber como me comunicar com o leitor. Mas acho que talvez seja uma questão de prática mesmo.
    Beijooos, vou amar ver os outros posts da série.


    https://itiskimby.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente lê é mais fácil de escrever mesmo. Qual a sua dificuldade na hora de se comunicar? E muito obg <3

      Excluir
  4. Oii, eu adoro escrever e ler sobre praticamente tudo, isso realmente facilita na hora de escreverum post... Você que escreve bem (deu pra perceber) sabe como é você pensar num começo de post e o desenvolvimento ir fluindo bem espontaneamente! E eu acho que o fato da gente deixar a nossa personalidade na nossa escrita é o que encanta e cativa as pessoas. Esse pst vai ajudar muitas blogueiras!
    Amei o blog, estou seguindo!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm, quando a gente lê automaticamente a gente melhora nossa escrita <3 Muuuuuito obrigada pelo incentivo e fico muito feliz que você tenha gostado do blog <3 Ah e seja muito bem vinda ao Quero Mais Pizza <3

      Excluir
  5. Ana adorei o texto, muito bom! Acho que todas as pessoas deveriam enteder isso melhor. bjsss da Fabivitoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiiiii muito obrigada pelo seu feedback. Fico muuuuuito feliz <3 muita gente tem dúvida nisso né? por isso fiz o post <3

      Excluir
  6. Deu saudade das minhas aulas de redação. Confesso que eu escrevia muito melhor naquela época rsrs. Sabe que eu nunca tinha reparado que a maioria dos autores homens constroem personagens masculinos e as mulheres femininos? Uma coisa que eu tinha reparado é que muitas autoras criam personagens e estórias sobre conflitos entre mãe e filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a questão do gênero dos protagonistas geralmente está relacionado a identificação do autor, mas o enredo em que esse personagem se vê inserido por vezes também é resultado de construção social. Mulheres escrevendo sobre conflitos entre mãe e filha pois criar filhos é "trabalho da mãe" ):

      Excluir
  7. Amoe muito o post está super completo e fazer posts não é só escrever!
    Uma dica é fazer um curso que tem o Timtec para produção de textos! Ajuda muito e temos que estar atentas aos erros!!!

    LinhasFloridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar já esse curso, mt obg <3 eu ainda to planejando outros posts dessa série, fazer uma boa postagem com ctz envolve mt além do que eu disse aqui haha <3

      Excluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana