DICAS DE FOTOGRAFIA - COMO FOTOGRAFAR FLORES?

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Olhando as minhas fotos recentes eu percebi que andei tirando muitas e muitas fotos de flores e natureza e decidi que para aproveitar isso (a maioria não postei ainda) resolvi trazê-las como inspiração para vocês. Também vou dar algumas dicas sobre fotografar flores para os amantes da natureza por aí.

Atenção: TODAS as fotos do post foram tiradas por mim, então por favor, se for reproduzir ou repostar dê os devidos créditos. Tirar essas fotos dá trabalho, a edição é inteiramente minha então respeitem, por favor. 

A primeira dica que eu dou para quem gosta de tirar esse tipo de foto é saiba utilizar o foco. Flores ficam especialmente bonitas quando são postas em destaque, pois possuem muitos detalhes. Então uma coisa que eu adoro fazer é centralizar a flor na foto e deixar o foco totalmente em cima dela, desfocando o fundo o máximo que eu puder. Assim seu olhar é naturalmente atraído para a flor.

Essa na verdade foi a primeira foto de flores que eu usei essa dica, focando em uma das plantas do início e desfocando o fundo até torná-lo um mar de flores amarelas. Na época eu fiquei apaixonada pelo efeito que ficou. Essa foto também é super especial pra mim, pois foi tirada no dia em que conheci a minha faculdade, foi o dia que me matriculei pro curso de Design na verdade. Esse era um dos parques.




Vocês com certeza devem se lembrar dessa foto da abelhinha, eu mostrei essa e outras fotos no meu post contando tudo sobre Paquetá, aqui no Rio. Eu usei o celular do meu namorado e foi uma das minhas fotos favoritas da vida, pois nunca havia fotografado um inseto tão de perto antes. E eu amei o resultado.




A segunda dica é: use as flores como plano de fundo. Uma coisa que eu amo fazer é misturar pessoas e flores, colocá-las bem no meio delas, usando a textura da natureza como um fundo. Fica super legal e muito diferente. E as flores dão um destaque mais suave pra foto, quando se trata de plantas fica uma coisa mais cool, meio diferentão. Para não mencionar que dá um ar super anos 70 para as fotos.

Usar as plantas como plano de fundo de fotos, dá super certo, pois elas dão uma textura e cores fascinantes para as suas fotos. O que eu mais gosto de fazer é colocar as pessoas no meio do mato.




Essa última foto tentei fazer uma vibe super anos 70. Eu fotografei para uma marca de roupas vintage chamada Fragmentos Vintage e você pode checar as outras fotos no perfil dela.

A terceira dica é destaque as flores em meio a paisagem. Muitas vezes eu paro para observar e uma árvore se destaca por causa da cor, ou a floresta encobre o caminho de um jeito muito bonito ou o pôr do sol dá um novo ar para as sombras das árvores no ambiente. Saiba usar e enquadrar os elementos na sua fotografia e, olha, nem sempre eles precisam estar alinhados no centro, apenas destaque os pontos certos.




Essa primeira foto faz parte da minha viagem para São Lourenço, em Minas Gerais, no início de 2016. Eu nunca compartilhei com vocês essas fotos, vocês gostariam de saber um pouco mais sobre a cidade? Me contem no comentários!




Acreditem ou não, mas essa foto foi tirada no meu bairro do Rio de Janeiro. Da cobertura da casa de um amigo, para ser mais precisa. Mas eu aposto que vocês nunca teriam adivinhado isso se eu não tivesse contado. O que eu gosto especialmente nessa foto são os contrastes do verde entre si e com o céu azul.




A quarta dica é abuse do seu point of view (ponto de vista). Uma coisa que eu adoro fazer é apontar a câmera para o céu em cima de uma árvore por exemplo e ver as sombras, texturas e cores que as próprias plantas formam se vistas de cima. Já fiz isso várias e várias vezes e sempre fico impressionada como cada foto sai diferente. E formam desenhos bem artísticos até. A natureza é linda!




Você achou que Point of View era só olhar pra cima? E que tal olhar pra baixo? Funciona também!

A quinta e última dica é use as cores ao seu favor. Flores são coloridas. Elas se destacam no ambiente e portanto isso pede uma edição que envolva cores. Use a saturação e brinque com as curvas, a temperatura e a matiz da sua foto para que elas literalmente saltem ao olhar e a pessoa fique admirada com a beleza. Eu adoro realçar as cores e deixá-las bem vibrantes, pois eu quero que o primeiro pensamento que passe na cabeça da pessoa seja de: "nossa, que flor linda". 








MAIS FOTOS:












Essas foram todas as minhas fotos de flores galera. Espero que vocês tenham gostado das dicas (e das minhas fotos). Me contem aqui nos comentários se vocês acharam esse post útil. E também: o que mais vocês gostariam de saber em relação a fotografia? 

Qualquer dúvida pode ter certeza de que vou responder! Não se esqueça de acompanhar minhas dicas também pelo @queromaisfotos - eu sempre compartilho minhas edições por lá, por exemplo. E curta também a página do Quero Mais Pizza, no Facebook. 

Até o próximo post <3 


Comente com o Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana