segunda-feira, 22 de maio de 2017

COMO FAZER UM BOM POST NO BLOG - FORMATAÇÃO


Há um tempinho atrás eu iniciei uma série chamada Como fazer um bom post no blog cuja primeira postagem foi sobre a escrita do texto em si. Nele eu dei dicas de como organizar seu texto, o que escrever em cada parágrafo, as informações que não podem faltar no seu post e etc. Hoje o assunto é outro. Hoje vamos falar de formatação. 

Um texto bem escrito é apenas meio caminho andado, se não for acompanhado de uma boa formatação de nada adianta. E seu texto pode ficar cansativo e fazer com que as pessoas desistam da leitura. E não queremos isso não é? 


Mas vamos por partes: o que é essa coisa da formatação. Tudo que você digita, seja no blogger ou wordpress, é feito através de códigos HTML e é ele que define isso. Ou seja a formatação é a apresentação do seu texto pro mundo (e se você usa o blogger, você vai brigar com ele muitas vezes, acredite). E a primeira coisa a ser definida sobre o seu post é: que tipo de texto ele vai ser? Justificado? Alinhado á esquerda? Centralizado? Por qual optar?

Alinhado à esquerda - é o mais comum. Normalmente é muito utilizado em revistas, é também a configuração que entra automaticamente no seu post ou em qualquer outro programa de escrita (como o Word).

Exemplo de texto utilizando o alinhar a esquerda
para que vocês vejam na prática como 
ele funciona.

Alinhado à direita - é exatamente igual ao alinhar a esquerda, só que ele vem da direita para a esquerda. Normalmente eu uso para destacar coisas importantes (como por exemplo, os links do VEJA TAMBÉM).

Exemplo de texto utilizando o alinhar a direita
para que vocês vejam na prática como
ele funciona.

Centralizado - Como o próprio nome já diz, é o tipo de texto que inicia no meio. Normalmente é indicado para títulos e subtítulos. Também gosto de usá-lo para legendas de fotos e também pode ser uma opção para quem quiser destacar uma frase ou uma palavra em meio ao texto. 

Exemplo de texto utilizando o Centralizado
para que vocês vejam na prática como
ele funciona.

Justificado - Meu tipo preferido para textos corridos (como os posts de um blog). Ele mantém todo o seu texto alinhado e assim passa a sensação de organização. Toda a parte que envolve muita leitura eu prefiro utilizar esse estilo. 

Exemplo na prática para que vocês vejam como
o estilo justificado funciona. Percebam como ele
sempre tenta alinhar as palavras do texto, não o
fazendo, apenas, quando não for mais possível. 

O justificado fica melhor perceptível quando você tem um texto completo, mas reparem nos meus outros posts do blog e vocês irão reparar que todos os finais de frases estão alinhados, apenas não estando aqueles que encerram um parágrafo. Esse é o estilo mais indicado caso você queira passar uma sensação de organização visual.

A segunda coisa a se pensar sobre a formatação de um texto é a sua fonte. Mas afinal qual estilo de fonte é o mais indicado para leitura? 

Existem fontes manuscritas, fantasias, góticas, básicas. Muito provavelmente você já está familiarizado com o dafonte.com e já sabe que existem milhares de fontes diferentes com milhares de estilos diferentes espalhados por aí. Mas para textos corridos você só precisa de um estilo: o básico. Aliás qualquer fonte básica é ótimo para fontes importantes. Reserve as manuscritas para detalhes, como por exemplo, a logo do seu blog, o título das categorias na sidebar, seu nome na foto de perfil. O resto sempre na fonte básica. E existem dois tipos de fontes básicas: as sem serifa e as com serifa

Exemplo de fonte sem serifa.
EXEMPLO DE FONTE SEM SERIFA

Exemplo de fonte com serifa.
EXEMPLO DE FONTE COM SERIFA.


Qual fonte você prefere para leitura, aí vai depender do seu gosto pessoal. Eu posso te dizer que o tipo de fonte mais utilizada em revistas e livros é a com serifa, pois no mercado editorial se considera (geralmente) que ela é melhor para ler textos corridos. Eu prefiro ela também por isso a utilizo no meu blog (eu uso a fonte padrão do blogger - que é a Times New Roman). Mas não é errado usar uma fonte para leitura sem serifa, pode usar sem problemas. 

E a terceira coisa a se preocupar são as ferramentas de grifar, ou seja o negrito, o itálico, o sublinhado e o riscado. Cada um tem a sua função dentro de um texto e momentos apropriados para usá-los. O importante mesmo é frisar que não é aconselhável que se escreva nenhum texto todo feito em nenhuma dessas ferramentas (ex: um texto todo escrito em negrito cansa a vista). 

Eu sempre coloco em negrito palavras ou pequenas expressões que eu quero por em destaque para o meu leitor, normalmente são palavras-chave que eu quero que ele lembre depois. O itálico é sempre indicado para quotes ou citações retiradas de algum lugar, por exemplo: 

"A moda parece ter entrado de ver na moda - e na vida das pessoas. Todos querem tirar uma provinha..." 
 Retirado do livro A Moda Imita a Vida. 

O sublinhado segue a mesma linha do negrito só que é indicado para frases maiores, como o negrito cansa a vista com facilidade fica mais fácil (e o texto mais limpo) se você simplesmente sublinhar a frase.

Já o riscado cumpre a função exatamente oposta ao do negrito e do sublinhado. Como ele é representado com um risco em cima da palavra "dificultando" assim a sua leitura, o objetivo do riscado é deixar uma informação ali, mas que não é completamente importante ou faz tanta diferença para o texto. É ótimo para usar em expressões, gírias, risadas, qualquer palavra que quebre a seriedade ou a linha de raciocínio do texto em si. Exemplo: Cai de cara no chão hoje haha.

O riscado pode ser usado também para "esconder" palavras de baixo calão (os famosos palavrões) ou simplesmente palavras tabu (peitos, pinto...).

A quarta coisa são as imagens. Ok, vamos lá: sempre coloque a capa do seu post ANTES do início do texto. Imagens são visuais, ou seja são feitas justamente para atrair os olhos. Quando você entra em um post, a primeira coisa que você vê é a imagem (ou vai dizer que é mentira?). Isso é proposital, a imagem está ali para despertar o interesse do leitor mesmo. E justamente por isso ela deve ser posta antes do início do seu texto, pois se você coloca depois do primeiro parágrafo, por exemplo, você está dizendo pro seu leitor que aquele primeiro parágrafo não é importante e portanto ele não precisa lê-lo. 

Além disso em posts normais eu gosto sempre de intercalar imagem com o texto, textos muito corridos cansam o leitor. A menos que o intuito seja que ele leia apenas, sem ser distraído. Como é o caso desse post que, além do meu interesse ser apenas de que ele leia, também é um texto que não precisa de imagens para que ele seja melhor assimilado, portanto só a capa já é o suficiente. 

Mas principalmente posts que contém muita informação visual, é importante que você tenha imagens para apoiar o que você está escrevendo, além de servir, como eu disse, como um descanso para o seu leitor. (ex: posts sobre penteados, é legal que você tenha imagens mostrando esses penteados). 

Para posts tradicionais, cujo foco e informações mais importantes estão contidas no texto uma boa quantidade é de cinco imagens. 

Para posts que sejam mais visuais que textuais, ou seja a imagem diz mais que as palavras, no mínimo dez imagens está bom (com 5 espalhadas ao longo do texto e o resto agrupadas no final - de preferência com uma tag de mais fotos ou outras fotos demarcando). Ex desse tipo de post: Look do dia. 

O tamanho das fotos tem que sempre estar alinhados. Não fica bonito quando você tem várias imagens de tamanhos diferenciados no seu post e o objetivo que era de chamar a atenção e causar uma boa impressão visual, se perde. Pois causa exatamente o oposto: a sensação de bagunça e desordem (se você usa o blogger, para fotos horizontais sempre marque a opção muito grande. Já para fotos na vertical, clique em tamanho original, você deverá ir no HTML do post e procurar pela sua imagem dentre os códigos, logo antes da seta do código da imagem encerrar - representado por isso aqui: /> - você coloca exatamente isso aqui: width="640"). 

Na hora de produzir conteúdo pro seu blog, as imagens também fazem parte disso. Então é muito importante que você tente sempre fotografar você mesma as suas fotos. Claro que nem sempre isso é possível, para isso existem bancos de imagens free que você pode pegar e usar fotos do jeito que quiser. 


E a última coisa a se preocupar são os links. Sempre demarque os links no seu post e tudo, absolutamente tudo, que você puder indicar e redirecionar para sites, faça. Isso é muito bem visto no google. Quanto mais links você associar a sua postagem, melhor rankeado você será nas pesquisas. Se você citar o nome de alguém, o blog de alguém, a loja de alguém, sempre deixe linkado o site deles. 

Além disso é super importante, caso você não tenha uma aba posts relacionados no seu layout que você indique seus próprios posts ou tags que tenham a ver com o tema do post. É o que eu faço quando coloco o VEJA TAMBÉM entre alguns parágrafos do meu texto. Assim você desperta o interesse do seu leitor por outros conteúdos que você também aborda ou abordou alguma vez no seu blog. Além de diminuir a taxa de rejeição, pois faz com que um mesmo usuário passe mais tempo no seu site. 

ATENÇÃO: é muito importante que o seu veja também contenha assuntos relacionados ao que você está escrevendo. Afinal ninguém cai em um post sobre moda para ler outro post sobre como fazer um bolo de laranja. Tenha consciência de que se o seu leitor está em um post de moda, é porque ele quer ler outras coisas relacionadas a moda. 

E esse foi o post de hoje. Eu espero que vocês tenham gostado das minhas dicas. Essa é exatamente o tipo de formatação que eu uso nas minhas postagens e (ao meu ver) fica bem organizado visualmente. Para melhores exemplos de como utilizar essa formatação na prática, dê uma olhadinha nas estruturas dos meus outros posts. Assim você vai conseguir ter uma ideia de como fazer isso e adaptar ao seu jeito e ao seu estilo. 

Me contem nos comentários se as dicas de hoje ajudaram vocês. Me diz também o que mais vocês gostariam de ver nessa série? Quais as maiores dúvidas que vocês tem sobre produção de conteúdo? Deixem aqui. 

Não esqueça de compartilhar a postagem caso você tenha gostado para que mais pessoas possam aprender também. 

Curtam a página no Facebook do Quero Mais Pizza e me sigam no @queromaisfotos no Instagram.

AH E UMA NOVIDADE: Eu finalmente criei o Quero Mais Design, mas calma que vai ter post no blog falando sobre isso. Por enquanto curtam a página e sigam o perfil no Instagram para estarem por dentro das novidades.  

Até o próximo post <3

Comente com o Facebook!

2 comentários:

  1. Post cheio de informação agregadora, amei ❤

    Minha maior dúvida com relação a produção de conteúdo é o SEO, apesar de já ter lido a respeito, nunca sei ao certo como funciona e o que é.

    Beijos,
    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Jennifer vou anotar aqui e programar alguns posts sobre isso, é realmente um assunto bem complexo <3 se puder dá uma olhada nos posts de links que eu sempre indico alguns sites com matérias sobre isso, especialmente na categoria blogs <3

      Excluir