ESPECIAL 10 ANOS DE GOSSIP GIRL: O ESTILO DE GOSSIP GIRL

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Oi gente! Sim, isso não é uma ilusão, eu estou aqui escrevendo mais uma colaboração depois de milênios haha. E hoje eu vim falar de dois assuntos muitos especiais pra mim: Gossip Girl e moda.

Há 10 anos estava sendo exibido o primeiro episódio da série que marcou a adolescência de muita gente (inclusive a minha). A produção inspirada no livro de Cecily Von Ziegesar conquistou uma geração. A história dessa galera endinheirada era contada por uma blogueira que dava o que falar no colégio mais caro do Upper East Side, bairro nobre de Nova York. Descobrir quem a identidade dessa misteriosa pessoa foi a missão das seis temporadas da série.

Um personagem à parte na série era o figurino. Os looks ousados de Serena, os mais classudos de Blair e a autenticidade das roupas de Jenny lançaram tendência e ditaram moda em muitos lugares do mundo. O que muita gente não sabe, é que os looks de Blair Waldorf eram inspirados em Audrey Hepburn, enquanto que o guarda-roupa da Serena tinha influências do estilo da supermodelo Kate Moss. Quem não era apaixonado pelos sapatos da Serena ou pelas tiaras da Blair? A influência dos personagens no mercado fashion era tão grande que a marca Romeo & Juliet Couture assinou uma linha de roupas inspirada na série e lançou no mesmo dia que a quinta temporada de GG foi ao ar.

Já que a moda, mais do que nunca, está presente em Gossip Girl, que tal uma retrospectiva dos personagens e dos seus modelitos que conquistaram milhares de fãs pelo mundo durante esses 10 anos? Confira aqui embaixo!


ESSE POST CONTÉM SPOILERS SOBRE A SÉRIE. 
SE VOCÊ NÃO VIU, NÃO CONTINUE LENDO.


Serena van der Woodsen

A Blake Lively que interpretou a Queen S, é uma Barbie em forma de ser humano – e eu ainda acho ela mais bonita que a boneca hahah e até hoje eu não consigo separar o estilo da Blake com o da Serena, pois são muito parecidos! Mesmo depois de 10 anos do fim da série, o figurino continua super atual e é tendência por aí.


Serena Van Der Woodsen possuía um estilo totalmente diferente da Blair: ela vestia roupas mais sensuais, com mais cara de mulherão. Misturava cores e estilos, mas também criava um estilo próprio. Seus looks eram bem versáteis e seguiam uma tendência consagrada pela supermodelo Kate Moss (como disse ali em cima), a qual fazia esta misturinha sem ficar brega e sem vida. Em cada temporada, Serena se comportou de uma forma – uma mais desinibida, outra mais dona de si, outra introspectiva, outra rebelde… Logo, seus looks acompanharam o comportamento daquele momento. Bacana, né?!


No dia a dia, Serena tentava ser mais básica e versátil, misturando cores e texturas, mas sempre com roupas mais justas e curtas. Porém, ela não andava que nem a gente – pobres mortais – na rua, não. Serena parecia estar montada para desfilar pelo Uper East Side afora! Era impressionante a sua elegância, mesmo com vestidos mais simples. Quando foi à Paris, ela ficou mais elegante ainda, combinando os trajes com chapéus e outros acessórios, como bijous, enfeites de cabelo, e até mesmo um casaquinho por cima do vestido. A personagem não tem uma preferência de cores. Mas se repararmos bem, ela curtia um amarelo e também o dourado. Cores brilhantes como o vermelho, tons mornos como cinza e tons de terra como caramelo e marrom.Tudo nela tinha um brilho, nem que fosse um detalhe na roupa.


Se não estava de saia curta ou shorts, suas escolhas sempre iam para calças tipo skinny, ou pantalonas. O objetivo eram lançar tendência combinando tipos diferentes de roupas. Falando em acessórios, não podemos deixar de citar as suas queridas maxi-bolsas (aquelas que cabem tudo mesmo). Ela não saía de casa sem. Cada uma de um tipo, mas todas de grifes internacionais, como Chanel, Marc Jacobs, Gucci, Louis Vuitton, Prada, Dior, Victor Hugo, etc. No inverno, Queen S optava por botas longas, mas não deixava de usar saias e vestidos curtos. Como ela tinha este estilo mais mulherão, ela gostava de colocar uma meia-calça, ficando bem sexy e quentinha ao mesmo tempo. A loira gostava de usar um lenço, ou cachecol para dar aquele estilo! Arrematando com um casacão, sobretudo, ou jaqueta de couro. Suas botas eram de dar inveja. Eu amava!


Mas o que Serena mais arrasava mesmo era nos vestidos de festas. Ela usava vestidos de gala bem sofisticados, ricos em detalhes e com muito brilho. Eles eram bem estilosos e únicos, de marcas renomadas. De longe você já reparava a alta costura. Mas o vestido que mais chamou atenção mesmo foi o do seu casamento, que lógico não poderia ser tradicional. Como Serena sempre é muito estilosa, ela optou fugir do clássico branco e usou um vestido mesclado com dourado. Lindíssimo!


É claro que, a realidade não nos permite usufruir de roupas tão magníficas quanto estas, e nosso dia-a-dia não é nada parecido com a galera do Upper East Side! Além de mega ricos, lindos, e magros, estudavam nas melhores escolas e universidades e estavam sempre tramando algo ou fofocando sobre alguém. Mas cá entre nós, quão incrível seria poder fugir da nossa realidade e imaginar, só por um segundo, em ter todas as roupas da Serena? Eu prefiro não acordar deste sonho!

Vanessa Abrams

Vanessa, interpretada pela atriz Jessica Szohr, é um daqueles personagens que ou você ama ou odeia. Alguns pensam que ela é a melhor personagem do show, e outros a odeiam por ter namorado Dan e Nate. Não importa o que você pense da personagem, é difícil negar que o guarda-roupa de Vanessa é elegante. Seu senso de moda peculiar do West Side a diferencia dos outros personagens de Gossip Girl de uma maneira bem expressiva! Ela tem um olhar único, e você sabe que ela sempre se diverte com suas roupas. Uma curiosidade: nos livros, a personagem é careca, muito gótica, sempre usando preto, com piercings e depressiva, totalmente diferente da série da TV. O estilo de Vanessa é totalmente o oposto das demais personagens do seriado. Com uma influência hippie, ela abusa das cores e de acessórios étnicos, levando seu guarda-roupa para o boho-chic.


Suas roupas sempre se destacavam, não só por causa das cores brilhantes, mas também porque ela estava sempre usando uma estampa interessante! V. adorava padrões geométricos, inspirados em safáris, com uma paleta de cores baseada nas cores neon dos anos 80 + cores terrosas. Uma coisa que ela não tinha medo era de misturá-los! A maioria das pessoas pensa duas vezes antes de associar um casaco com estampa de leopardo com um cropped de estilo tribal, mas não essa garota. Ela era destemida quando se tratava de misturar e combinar, e isso fez parte do que tornou seu estilo tão fresco e divertido.


Em sua primeira temporada, Vanessa sempre estava vestindo jeans skinny. Eles são definitivamente um dos conceitos básicos do guarda-roupa da personagem, e se você quer se vestir como ela, os jeans skinny são obrigatórios. Ela também adorava casacos estilo colegial clássicos, com cores brilhantes  no colarinho ou mangas. Essas jaquetas fazem um look esportivo e casual, que é feminino e fofo ao mesmo tempo. Vestidos, shorts jeans, saias com meia-calça e blusas longas eram peças encontradas no guarda-roupa da personagem. Nos pés, era certo ver botas de cano baixo ao alto, tênis, salto alto e até mesmo chinelos.


Os acessórios eram uma peça enorme do look da Vanessa. Seja uma legging preta brilhante que ela usou para a festa de aniversário de Blair, ou sua fabulosa coleção de max-brincos, max-colares, braceletes e correntes de diversos tamanhos. Vanessa não tinha medo de misturar  vários acessórios, então, se você quiser se vestir como ela, adote a mesma atitude com a sua!

Jenny Humphrey

Jenny, interpretada pela atriz Taylor Momsen , é a personagem mais jovem (e mais chata, na minha opinião) de Gossip Girl. Ela é a irmã mais nova do personagem, Dan Humphrey, que namorou Serena van der Woodsen durante a maior parte da primeira temporada de GG. Jenny vivia no Brooklyn e odiava o fato de que ela não tinha muito dinheiro como as outras garotas da Constance Billiard School for Girls. Felizmente, Jenny tinha um olho para moda e habilidades com uma máquina de costura. E, enquanto cada personagem evoluiu entre as temporadas, acho seguro dizer que a pequena Jenny Humphrey teve a evolução mais drástica no quesito estilo.


Assim com a maioria das outras meninas da primeira temporada, Little J. (como é chamada por Blair) desesperada em ser popular (e usurpar o trono), sem os fundos para usar peças de designer como Blair e Serena, fazia sua própria roupa e exibia o estilo preppy (estilo arrumadinho, conservador, as roupas tem cortes simplificados e acabamentos que compõem um visual clássico, porém não tão sério. É o antigo estilo das patricinhas e mauricinhos). Cores vivas como amarelo, azul royal e roxo, meias coloridas e sobreposição de meias, chapéus, faixas grossas no cabelo, o combo saia xadrez + blusa de gola laço de manga curta, cardigans e salto alto eram utilizados.


Na segunda temporada, como começa a trabalhar com moda, abandona o estilo menininha e adota o estilo fashionista, usando e abusando das tendências de moda da época, com um guarda-roupa bem colorido misturado com o preto que mais pra frente viraria marca registrada da atriz. Cardigans longos, blusas, jeans e coturnos eram a sua principal aposta.


Da terceira a quinta temporada, seu estilo mais uma vez sai do fashionista para o rocker. Queen J abandona em definitivo as outras cores e é vista sempre de preto (pouquíssimas vezes de branco, vermelho ou roxo). Com o visual gótico-sexy, ela passa a usar vestidos bandage de couro sintético, cintas-liga presas em blusas masculinas, shorts curtos acompanhados de cropped com blazers, jaquetas de couro, meia calça arrastão, max colares, óculos escuros, muitas camisas de banda de rock, além de botas de todos os tamanhos, ankle boots e sapatos de salto altíssimos.

Blair Waldorf

Não podia deixar de finalizar com a nossa amada rainha - a deslumbrante Blair Waldorf. Como fã devota da série de livros, fiquei aterrorizada pelo fato de a Blair da TV não estar à altura da sua reputação feroz do livro. Eu estava tão errada! Leighton Meester trouxe a Blair adorável-neurótica à vida, tornando-se um ícone da moda no processo. Ela é a melhor amiga de Serena e é a "Queen B" da Constance Billiard School for Girls. Tendo como designer de moda a mãe, não é nenhuma surpresa que Blair teria um senso de moda incrível. O estilo de Blair é muito clássico, requintado e polido. Ela sempre parece ter saído de uma loja de grife; sua roupa era perfeita e ela nunca tinha um cabelo fora do lugar.


Quando eu estava procurando fotos de Leighton Meester/Blair Waldorf, percebi rapidamente que não conseguia encontrar uma única foto de sua usando calça! Blair é tudo sobre saias e vestidos com comprimentos mais comportados, nada muito curtinho, quase nada de decote e a cintura sempre está marcada com um cinto, uma fita ou o próprio detalhe do vestido ou saia. São usados ​​com meia-calças no inverno e pernas nuas nos meses mais quentes. Ela nunca usa jeans, então, se você quer se vestir como Blair, esqueça o jeans.


Na primeira temporada, ela exibia o estilo preppy chic: camisas claras, de babado, uma fitinha ou lenço usados como gravata, meias ¾, sapatilhas, saias escuras, geralmente em azul-marinho e com pregas, paletós. Golas, babados, mangas e rendas foram peças carimbadas no guarda-roupa da personagem durante todas as temporadas. Ela sempre usou as cores mais vibrantes e não tinha medo de misturar, seja amarelo, vermelho, verde e laranja garantindo sempre uma paleta de cores impecável. B. gostava bastante de estampas florais com um ar mais romântico.


Já no inverno, Blair usava e abusava dos cardigans e dos sobretudos. Ela não tinha medo de jogar um casaco verde ou amarelo em cima de um vestido de outra cor. Em seus looks de inverno, notava-se sempre a presença da meia-calça e muita renda. Para festas, ela costuma ousar mais no estilo clássico. Apostava em vestidos de rendas, sejam longos ou mais curtos. Suas roupas eram cheias de detalhes, com botões e aplicações, sempre muito chiques. Em um momento marcante da série, quando encontra Chuck Bass em Paris (minha cena favorita de toda a série ♥), ela usa um vestido vermelho longo lindíssimo. Na sua formatura optou por um vestido preto longo com detalhes em dourado. E no seu casamento, ela parecia uma princesa, com um vestido de manga longa Elie Saab, todo bordado e uma pequena tiara nos cabelos. A cara dela!


Blair tinha um estilo mais boneca, usando sapatos de salto alto a maioria das vezes, botas de salto ou uma sapatilha. Na cabeça, ela adorava acessórios. Seja fitas, laços, tiaras, boinas, headbands ou bandanas. Blair também não tinha medo de errar nos acessórios; eles que completavam seu look, além das bolsas, colares e chapéus. Da rainha adolescente manipuladora e insegura das temporadas anteriores a magnata de moda apaixonada e dedicada que conhecemos e amamos hoje, Blair inspirou nossas vidas e nossos armários. Como dizem por aí, é aquela que amamos odiar!


Na segunda temporada, episódio 13, "Damien Darko", Blair diz a Dan: "A moda é a arte mais poderosa que existe. É movimento, design e arquitetura tudo em um. Mostra ao mundo quem somos e quem gostaríamos de ser.​​" e desde então, eu levo essa frase como meu mantra em tudo que eu faço, seja na hora de comprar uma roupa, de me vestir ou até mesmo quando escolho a paleta de cores para um trabalho da faculdade.

Talvez eu esteja apenas sendo dramática, mas o fim de Gossip Girl talvez tenha sido o fim de uma era. E mesmo que a GG tenha seguido o seu curso, nunca esquecerei os personagens incríveis ou a moda fabulosa que ajudaram a moldar meus anos de ensino médio e consequentemente, minha vida.

Espero que vocês tenham gostado e comentem aqui embaixo o que acharam do post. Quero saber sua opinião sobre os looks, quais vocês gostaram mais, quem era sua personagem favorita, qual estilo combina mais com você, enfim, tudo! E não se esqueça de compartilhar a postagem caso tenha se identificado com as coisas que eu falei. Curtam também a Página do Quero Mais Pizza, no Facebook para saber sempre quando uma nova postagem for publicada.

Eu sou a Clarissa e foi um prazer conversar com vocês. Ah, e pra quem quiser me conhecer melhor: chega aqui nas minhas redes sociais:

Xoxo.

Comente com o Facebook!

2 comentários:

  1. Não curti os looks das primeiras temporadas, claro que tem haver com a questão da época e tal mas gosto do desenrolar do estilo e a Queen S é maravilhosa!!

    Gosto muito dos looks dela e de sempre está relacionado a personalidade.

    Amei seus posts sobre a série é leria mais 10 se tivesse!!
    Parabéns ♡

    Xoxo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre amei os looks da Serena pois funcionavam muito bem pra ela,a Blair era a Blair gostava quando ela ousava um pouco mais na primeira temporada não curti muito...Os looks da Vanessa eram perfeitos e a Taylor certamente se inspirou na Jenny para sua carreira de cantora ou vice versa...excelente post!!!
    Estou participando de uma Blogagem Coletiva e meu post foi a Playlist com minhas músicas favoritas da série confere lá o que achou <3
    Bjs

    Marcinha Nunes Blog

    ResponderExcluir

Quero + Pizza • Design e Desenvolvimento por Lariz Santana